parte2. Um tanto quanto gripada e cansada.
O desejo de consumo aterroriza você?
Se a resposta for positiva, bom sinal, você não está deixando o sistema se perpetuar por inércia, está ao menos, pensando sobre isso.
Esta questão peculiar é colocada de maneira surpreendente no documentário sueco Surplus e se tornou o dilema das sociedades de consumo.
Assisti Surplus há uns 4 anos, em uma época mais vivaz, ainda de estudante, e de jornalismo... recém chegada ao Vidágua. Mas revendo o filme hoje me causou a mesma indignação perante uma sociedade ávida pelo consumo e inerte as mazelas ambientais e sociais. Da qual eu, infelizmente, faço parte.
Mas não quero ser conivente, nem panfletária. O fato é que as imagens e a excelente edição do filme (tem até trilha do Gotan Project!) suscitam reflexões, que transcendem à problemáticas pessoais e locais.
O vídeo mostra o contraste do consumo norte-americano (que consome pelo menos 5 vezes mais que os latinos) com o que era até então a ideologia cubana anti-consumo do “Rice and beans” . O jovem que ganha milhões e gasta maior parte de seu tempo pensando em como se livrar do dinheiro (é isso mesmo!!!) e o trabalhador de uma indústria que jamais saberá o que a vida oferece além dos “Rice and beans".
Vídeos como Surplus provam que ainda há muito o que fazer – se mobilizar, se indignar, mudar, pensar, refletir, agir. “As sociedades de consumo destruíram o meio ambiente. O que sobrou para nós? O subdesenvolvimento”, reitera o documentário. Temos algo além disso para mostrar.

Achei o trailer do vídeo no You Tube, Confiram! Dá para ver o doc em partes, vale o sacrifício:
http://www.youtube.com/watch?v=r92clMggYXA
Só discordo de Surplus quando faz críticas um tanto quanto premeditadas da tecnologia, alegando que causa alienação e distanciamento. Depende do uso e da aplicação. Basta entrar no blog VidÁgua&Floresta!
Aproveito para agradecer a minha amiga Aline que me presenteou com este documentário e me fez resgatar pensamentos que pareciam adormecidos...
E aí, o desejo de consumo aterroriza você?
Enorme abraço !!!
5 comentários:
Esse documentário é mesmo muito bom! Contrapõe de modo simples e eficaz consumismo e necessidade.
Parabéns pelo artigo!
Juliana Barroso
Adorei, Kat!! Surplus, há tempos, é meu filme favorito, pelo tema, pela edição, pelo som, por fazer pensar, enfim... o bom é que muita gente está pensando sobre o consumo; o ruim é que mesmo pensando, a gente ainda tem muito o que fazer para reduzi-lo (é o que mostraram duas pesquisas recentes do Akatu e da WWF). Beijos!!!
Oi Kat, ótimo escolha para o seu post desta semana!!!
(infelizmente, ainda não tive acesso ao documentário...)
Consumir ou não Consumir, eis a questão!!!
Por mais que coloquemos a mão na consciência antes de ir às compras, cada centavo que gastamos parece se desviar da proposta de um mundo melhor (que lutamos para pôr em prática) e cair nas mãos dauqueles que fazem justamante o contrário disso!
E agora?! Como conciliar nossas necessidades de consumir, com o tipo de mundo que buscamos construir e, com os grandes monopólios que se contrapõem a nós nesta batalha?!
O que fazer?!
bjinhos,
Ani.
Parábens, Kat.
Penso que devemos investigar todos os meandros da cidade. Suas vielas, seus recônditos mais escondidos. é preciso escancarar a cidade!!!
Legal que o documentário tenha instigado os comentários...se tiverem blog nos passe para que possamos acessar tb e até divulgar!
abs
Postar um comentário