quarta-feira, 10 de junho de 2009

Uma grande discussão!




agora no aguardo do Caminhão de Educação Ambiental da SOS Mata Atlântica e premiação do Curta Ambiente...


Realizamos na última quinta-feira, dentro da Semana do Meio Ambiente, a Mesa-Redonda do Curta Ambiente: concurso de documentário ambiental com alunos da rede pública estadual. Foi incrível! sem falsa modéstia. Os alunos puderam comentar os problemas que verificaram, o que aprenderam nas filmagens e pesquisas de roteiro, o que acharam de mais interessante e ainda dar sugestões. E eles realmente participaram, se envolveram, mostraram que estão interessados, e gostaram muito de participar!

Coloco aqui trecho da materinha escrita pela minha grande (em todos os sentidos) estagiária Ana Carolina Amaral Silva:

"Dez questões ambientais, um só município. Não faltou indignação na fala dos alunos que vivenciaram realidades polêmicas de Bauru - a poluição do rio Bauru, os condomínios de luxo em áreas de floresta e a saturação no aterro sanitário são alguns exemplos. 'É incrível como o ar perto do aterro era pesado, quente. Quando em seguida fomos gravar no Jardim Botânico percebemos muita mudança um ar leve, o ambiente mais fresco', relatou um dos alunos. Também não faltou engajamento. Além de contar o que passaram, aprenderam, gostaram ou reprovaram durante todo o processo de produção dos curtas-metragem, os alunos também deixaram propostas para as próximas edições do projeto. Para a Escola Estadual Ferreira de Menezes, por exemplo, o Curta Ambiente não deve mais consistir em um concurso. 'Todos somos vencedores por estarmos aqui, todos nós criamos, produzimos e aprendemos muito. O que mais vale é que estamos mostrando e questionando tantos problemas', argumentou Matheus Contieri, representante da equipe do Ferreira de Menezes.

Os participantes da EE Prof. José Viranda aproveitaram a ocasião para alertar a sociedade sobre uma construção próxima à escola que não está respeitando limites de mata ciliar - o Vidágua se comprometeu a verificar a ocorrência. Já a equipe que trabalhou com o tema 'Solo, lixo e aterro', da EE Franscisco Brizola, mostrou preocupação com a grande quantidade de lixo no aterro sanitário e está disposta a realizar um projeto de sensibilização e coleta seletiva pelas escolas públicas.

Alunos de outras escolas também pediram que a Diretoria de Ensino, que apóia o Curta Ambiente, intensifique as ações de educação ambiental com crianças.No palco, na platéia, de pé no corredor, 50 alunos de oitava série da rede estadual estavam profundamente envolvidos com uma discussão que, se parece não pertencer a ninguém, ali era responsabilidade deles".

A premiação está marcada para dia 19, às 19h, no SESC. A presença é aberta a todos os interessados...

Momento da mesa-redonda na foto!!!

Nenhum comentário: