terça-feira, 18 de agosto de 2009

Nós, a Água e a Floresta

Vamos falar sobre reformas.

Na próxima quarta-feira, dia 19, teremos o 4º workshop na OAB (Av. Nações Unidas, 30-30, a partir das 19 horas), cujo tema será Resíduos Sólidos da Construção Civil e Demolições.

Entre o que existe de legislação a respeito e o que realmente é realizado, há uma grande distância, e é isto que propomos discutir em mais este evento.

O Poder Público, responsável pela qualidade de vida da população, estabelece, dentro da limitação de seus recursos, prioridades. O julgamento a respeito dessas prioridades é de nossos administradores públicos, porém cabe a cada um de nós analisar se as mesmas estão de acordo com nossas necessidades. Temos no workshop a oportunidade de discutir a questão.

Por outro lado, existe o papel do cidadão em relação às suas atividades. Muitos de nós chegou à casa onde moramos ou ao escritório/local onde trabalhamos com a construção pronta. Outros construíram a casa de seus sonhos ou transformaram (reformaram) seu local, para adequá-lo à sua vontade, acompanhando passo a passo todas as etapas.

Os primeiros não viram a quantidade de resíduos produzidos. Os outros, provavelmente, solicitaram uma caçamba e ali colocaram tudo que não servia a seus propósitos. Nos dois casos, apenas uma minoria preocupou-se com o destino dos resíduos.

É uma questão de responsabilidade. Todos querem qualidade de vida, porém, além de uma casa bonita, precisamos de água, ar e alimentos saudáveis. Não cabe apenas ao Poder Público cuidar para que isto aconteça. Lembrem-se do que diz a nossa Carta Magna: impondo-se ao Poder Público a à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente de forma ecologicamente equilibrada para as presentes e futuras gerações.

Esta imposição constitucional faz com que cada um dos brasileiros e residentes seja civilmente responsável (responsabilidade objetiva) por seus atos, imputando-se àqueles que contribuírem para a degradação ambiental uma sanção independentemente de prova de sua culpabilidade.

Esse workshop permitirá uma discussão e reflexão sobre reformas: de construção e de comportamento. Até lá!

Abraços,

Nenhum comentário: