questionando meu papel no meio ambiente, na sociedade
Retomando o Dia Mundial da Água, comemorado no domingo, dia 22, mas celebrado pelo Vidágua na segunda, como foi possível ver no brilhante post da chefa Ivy, nunca é demais falar sobre a utilização e desperdício deste recurso essencial a vida. Lendo um artigo publicado na Envolverde (http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=57518&edt=) mais uma vez me admirei com a quantidade de água que gastamos para poder sobreviver, ter nossos luxos, mordomias e produtos. É inacreditável!
Segundo o artigo, são necessários 246 litros de água para produzir um quilo de batatas, 10.855 litros para fazer uma única calça jeans!!! e perto dos 400 mil litros de água para fabricar um carro de porte médio. Agora multiplique as quantidades pelo tanto de produtos e alimentos que são produzidos por dia. Cada pessoa ainda gasta com consumo próprio em média 200 litros por dia. Aonde vamos parar??? Temos que fazer esta reflexão a todo momento e não só em datas específicas como costuma fazer a mídia. Nossos hábitos, costumes e até nossa cultura devem ser modificados...
Mas há uma luz no fim do túnel, o artigo coloca que pesquisadores, governantes e líderes empresariais estão buscando cada vez mais estudos e informações atualizadas sobre os recursos hídricos. "Alguns estão procurando técnicas avançadas de conservação de água; outros estão estudando como filtrar e tratar água não potável de forma adequada para o uso pessoal e industrial, por exemplo".
É tão difícil pensar o que podemos fazer diante das forças produtivas, qual nosso verdadeiro papel na preservação do meio ambiente, que chegamos a duvidar de pequenas ações e hábitos mitigatórios. Mas economizar água, preservar o bem, entender e promover a relação entre Água&Floresta pode começar agora, pelo menos!
é só isso?!
Forte abraço
quarta-feira, 25 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário