segunda-feira, 30 de junho de 2008

BATALHA!!!

Políticas para preservar a Água&Floresta - Ivy


Quem não tem alguma história envolvendo um rio? Histórias de infância, de pescaria, de acampamento, enfim, todos nós temos “um rio que passou em nossas vidas”, parafraseando a canção, hehehe.

Existe um rio que é muito importante pra mim: o Batalha! Quando eu cheguei ao Vidágua como voluntária, no começo de 2000, o escritório era dividido com outra ong, o Fórum Pró-Batalha, uma instituição preocupada em recuperar as matas ciliares desse rio que nasce em Agudos (olha só a nascente dele aí do lado!) e que encontra o Tietê na altura de Uru. Conhecendo a história do rio, sua nascente e a situação em que o coitadinho se encontrava, e pensando ainda que naquela época mais da metade da água que abastecia Bauru vinha dele, me apaixonei!!!! Em 2002, participei de uma Expedição Ecológica do Vidágua em parceria com a Escola Guedes de Azevedo, que percorreu o rio por três dias. Fomos remando em botes e acampando durante a noite, muito legal, e aí deu pra sentir bem os problemas (lançamento de esgoto, assoreamento, falta de mata ciliar) e as belezas do Batalha.

O que fazer pra que o rio não acabe e que suas belezas permaneçam??? Ele precisa de estudos, de planejamento, de legislação e de pessoas que cuidem dele, fiscalizando e recuperando. Por isso, desde 1996 existem leis específicas sobre o Batalha, como a que criou a Área de Proteção Ambiental (APA) no âmbito estadual. Por esse motivo também na mesma época foi criado o Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Batalha, que reúne pessoas do governo, das instituições de pesquisa e da sociedade civil para discutir investimentos e diagnósticos, melhorando a qualidade e o uso dos recursos hídricos. Esses são exemplos de políticas públicas de defesa da água! E, por que não, da floresta?

Curiosidade: o Batalha tem esse nome porque os índios kaigang, que viviam às suas margens, batalharam para não perder seu território durante a ocupação da “civilização”. Precisamos continuar essa batalha, em pról do rio, para que ele não vire apenas uma lenda!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal!!!!
Agora teremos a Srta. Ivy Wiens para abrilhantar mais nosso blog!!!!
Muito bom o texto, Ivy!!!

Bjs
Fer

Anônimo disse...

Depois de uma semana o VidÁgua&Floresta mostra sua carinha que aparenta ser um grande sucesso.
Parabéns à equipe Vidágua e, a todos, bem-vindos! Aproveitem bem este espaço que é de vocês.
Abraços,
Maria Helena