quinta-feira, 26 de junho de 2008

O desafio está lançado!!!

Água e Floresta, que educação é essa? - Ivan

Dos trinta anos de vida vividos, vinte e sete passei em sala de aula, inclusive até hoje freqüento a universidade. Nesse tempo todo, estudando tanto na rede pública como na rede privada de ensino, pude observar as mudanças no ensino durante essas três décadas. Muita coisa boa aconteceu: a melhoria da infraestrutura escolar, os métodos avaliativos, a tecnologia a serviço da educação, a substituição de cobaias por programas computacionais, as visitas “in loco”, a relação dos alunos com os próprios alunos, a inserção da família na escola, enfim... são inúmeros fatores que contribuíram e contribuem com essas conquistas, inclusive o professor. E o ensino de temas ambientais ainda é pouco freqüente tanto no ensino fundamental e médio, como no ensino superior, que inclusive é mais carente de grades curriculares que constam as disciplinas ambientais em seu calendário escolar.

Essa defasagem faz com que os novos profissionais não tenham uma percepção ambiental ideal e assim deixem de adotar posturas condizentes com as questões ambientais o que acaba implicando na persistência de problemas ambientais. O que nos mostra essa realidade foi um estudo apresentado pelo Ministério do Meio Ambiente em 2007 que apontou que o brasileiro não associa as questões de saúde, educação e cultura às questões ambientais, pois julga que meio ambiente é somente a fauna e a flora, deixando de lado o Ser Humano.

Esse é um dado preocupante pois, o mundo moderno discute tanto as questões ambientais que em alguns países (desenvolvidos europeus) essa prática já está enraizada na mente das pessoas e no Brasil ainda percebemos que essa temática é um desafio a ser alcançado.

E nós, o que temos feito para contribuir com as questões ambientais? Você, já fez algo hoje que tenha contribuído direta ou indiretamente com o meio ambiente?

Na semana que vem veremos algumas ações que podemos fazer para contribuir com o meio ambiente.

Até lá, abs...

Nenhum comentário: