quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Plantio comemora os 15 anos do Vidágua

O Instituto Ambiental Vidágua encerra, nesta semana, a Campanha de filiação "15 anos, 15 mil mudas", que consiste na filiação ao Vidágua a partir da aquisição de uma muda de árvore plantada, no valor de R$20,00 por ano. Um evento comemorativo, marcado para sexta-feira, vai possibilitar que todos os filiados plantem a própria muda e comemorem os 15 anos do Vidágua.

As mudas de espécies nativas serão plantadas na região da Floresta Urbana Água Comprida. O local foi disponibilizado através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Bauru. Juntos, Vidágua e Prefeitura, buscam a recuperação do córrego Água Comprida. "Esse local é estratégico para Bauru e representa uma das lutas do Vidágua, que mobilizou a população de Bauru para manter o último remanescente de floresta urbana", explica a presidente do Vidágua, Maria Helena Beltrame.

Vale lembrar que a Campanha deste ano chega ao fim, mas os interessados podem continuar se filiando e contribuindo com as ações e projetos do Vidágua. Os recursos financeiros são muito importantes, mas a filiação significa o apoio e adesão da população. "É uma forma de legitimar nosso trabalho", acredita Maria Helena.

Além do plantio, para marcar os 15 anos, foram desenvolvidos no decorrer do ano um selo comemorativo e a exposição de fotos itinerante “Da semente a floresta: a trajetória do Instituto Ambiental Vidágua”, que está percorrendo diversos espaços de Bauru para contar a história da ONG através de imagens. Até o dia 23 de dezembro as fotos estão na Biblioteca Municipal de Bauru. Fundado em 29 de dezembro de 1994, em Bauru, o Vidágua é hoje reconhecido nacionalmente, desenvolvendo projetos de educação ambiental, reflorestamento, políticas públicas em dois biomas principais: Cerrado e Mata Atlântica. Desde 2005, mantém uma base no Vale do Ribeira com ações de recomposição de mata ciliar e conservação marinha. No entanto, a participação da sociedade civil e empresarial é imprescindível para a continuidade dos trabalhos. Ainda dá tempo de se filiar e conhecer o trabalho do Vidágua: http://www.vidaguaefloresta.org.br/

O plantio comemorativo acontece sexta-feira, dia 18, a partir das 9 horas da manhã, na Av. Antenor de Almeida, próximo à nascente do córrego Água Comprida (rotatória do Jardim Nicéia). Mais informações em contato@vidagua.org.br e (14) 32812633.

Nenhum comentário: