quarta-feira, 25 de junho de 2008

Mergulhando na Água e Floresta – o salto de estréia

Katarini em ComunicaçãoMídiaAmbiente&Diversidade

Nossa! estava super ansiosa para iniciar este blog. Confesso que já tive outras duas tentativas de entrar na blogosfera, mas não consegui. Falta de tempo, de assunto, de compromisso... mas agora vou mergulhar definitivamente nos temas Água, Floresta, comunicação, meio ambiente, que são na verdade, os assuntos que norteiam minha vida.

Há pelo menos 5 anos venho pesquisando a cobertura das notícias ambientais em jornais impressos – na iniciação cientifica, no trabalho de conclusão do curso de jornalismo, e agora no mestrado. Mas meu interesse anda mudando (pouco), e recentemente ando lendo e me inteirando bastante a respeito da comunicação virtual sobre meio ambiente e o ciberativismo. Outras temáticas que me interessam muito são o consumo consciente, responsabilidade ambiental, design e moda sustentável etc e etc e etc que vou começar a comentar por aqui.


Pra começar vou indicar meus sites de cabeceira, além do Vidágua (www.vidagua.org.br) e dos projetos da ONG, claro! (e porque na maioria eu faço as atualizações) , indico www.ecoblogs.com.br; www.akatu.net, www.greenpeace.org.br , www.envolverde.com.br; www.rebia.org.br, e tem outros...aguardem!

Bom, então é se preparar para mergulhar na vida, na água e na floresta. Antes disso vou compartilhar um pouco do conceito de blog colocado por Alex Primo, que inclusive, mantém um blog (?) super bacana: alexprimo.com

Ele lembra que os blogs remontam os diários pessoas, permitem uma proximidade maior, o debate pontual das questões, e interações mútuas num processo de escrita coletiva, e faz um adendo sobre essa cibercultura:

“É preciso destacar que além de maximizar sobremaneira o número de fontes de informação, a cibercultura abre espaços de participação e livre expressão. Esta interação, contudo, não pode ser pensada apenas como forma de resistência à grande mídia, como supõem os discursos mais panfletários. O que se quer aqui defender é que os meios digitais rearticulam a estrutura midiática da contemporaneidade”

É isso que eu espero também!
Vamos dar caras e cores de blog a este espaço. Aguardo comentários
Forte abraço!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótemo, Kat!!!!
Muito legal...Descobri que existe uma "Blogosfera"!!!
Vamos agitar mais este espaço de troca, informações, idéias!!!

Fernanda

Anônimo disse...

O blog está muito interessante textualmente e com um layout leve e bonito! Vida longa ao ciberativismo de vocês!