terça-feira, 4 de novembro de 2008

Nós, a Água e a Floresta – Fernanda

Fala , povo!!!

Começo me desculpando pelas “falhas” das últimas semanas...
Admito que não consegui organizar meu tempo, e o fato de estar “longe” ajudou na confusão e acabei esquecendo de postar...
Como vou continuar na correria, a partir da próxima semana divido este espaço com a Maria Helena Beltrame, advogada e presidente do Vidágua.
Vamos intercalar nossos posts, e acho que isso vai ser bem legal, já que a Maria Helena vai tratar da relação que temos (ou não) com a legislação ambiental brasileira.
Vocês já devem ter ouvido falar que o Brasil tem uma legislação ambiental bem completa e abrangente, uma das melhores do mundo... Mas de que adianta isso se não temos fiscalização e se a corrupção atinge também a área ambiental??
O exemplo da Amazônia é batido, mas é o que mais nos choca.
Milhares de quilômetros de queimadas e desmatamentos, satélites que identificam esses crimes quase imediatamente, e o Ibama, o Instituto Chico Mendes e a Polícia Ambiental não conseguem coibir e a justiça não consegue punir os “bandidos”...
Então, o que podemos fazer??
Não muito, mas se informar e protestar já ajuda...
Ler sobre o assunto, saber de onde vem a madeira que você consome (móveis, material de construção, lápis, papel, carvão...) e também saber o que estão fazendo lá em cima, lá em Brasília, para proteger nossas florestas e nossas águas. Não só a Amazônia, mas não podemos esquecer o nosso Cerrado, que também está nas últimas e não tem uma legislação que o proteja.
A Ivy até já citou, mas repito aqui o site do CONAMA, Conselho Nacional de Meio Ambiente, do qual o Vidágua faz parte, e que trabalha para proteger o pouco que resta de nosso Meio Ambiente. Aproveito também para sugerir que visitem o portam sobre a Amazônia, organizado pela Rede Globo (?) e que tem textos e informações bem interessantes... e se vc tem Orkut, adicione o aplicativo amazônia.vc, possibilita a visualização em tempo real de desmatamentos e queimadas...Impressionante!!!
- CONAMA:
www.mma.gov.br/conama
- Amazônia: www.globoamazonia.com

É isso!!!
E não esqueçam que semana que vem tem “estréia” aqui no Blog!!!
Bem-vinda, Maria Helena!!!

Bjs, inté.

Nenhum comentário: