quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Educação para os Pequeninos!!!

Água e Floresta, que educação é esta? - Ivan
(no VI Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos - em Avaré).


É fato que o planeta passa por uma grave crise ambiental. E, de certa forma, não é errado dizer que esse caos foi causado por nós, seres humanos, principalmente nos últimos 100 anos. É isso que mostram os números do IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas). Sendo assim, é preciso pensar no futuro e fazer com que as novas gerações não repitam os erros das anteriores. Mas como atingir as novas gerações? Simples: revolucionar a educação.

De certa forma é isso que o Instituto Ambiental Vidágua, através do programa de educação ambiental vem desenvolvendo nesses quase 14 anos (em dezembro é o niver do vidágua).

Amparado nas publicações do físico austríaco Fritjof Capra (autor de vários livros de sucesso, como o Tao da Física, o Ponto de Mutação e A Teia da Vida - Uma Nova Compreensão Científica dos Sistemas Vivos), além de vários outros autores (Freire, Cascino, Adams, Sato), o Vidágua vai além da educação ambiental e transforma as teorias em ações práticas do dia-a-dia para a comunidade, principalmente para os pequenos (principalmente alunos do ensino básico e fundamental).

Nossa proposta é bem ampla. Temos que visar uma transformação mais profunda no conteúdo, no processo e no alcance da educação nas primeiras fases do ensino, para somente depois de uma ou duas gerações notarmos os resultados. Podemos dizer que os resultados observados hoje, são frutos dos trabalhos desenvolvidos nas décadas de 80 e 90.Por isso, lembre-se, nunca é tarde para iniciar um trabalho de ensino-aprendizagem e consequentemente de multiplicador das informações e principalmente da postura perante o meio ambiente.

Até a próxima,

Abs.

Nenhum comentário: