terça-feira, 16 de setembro de 2008

Infelizmente, não ficamos sabendo...

Nós, a Água e a Floresta - Fernanda

Oi povo!!
Falando diretamente do Vale do Ribeira, chocada com o post da Ivy...

Então, é impressionante o que se faz nos bastidores deste nosso Brasil e ninguém, ou pouquíssimas pessoas, ficam sabendo!
Essa história do Conama das hidroelétricas é vergonhosa, e assim como tantas outras não são divugadas para o grande público!
E infelizmente, as coisas boas também não aparecem.
Estou aqui em Iguape, me preparando para seguir para Apiaí, onde será realizado mais um plantio da Campanha Cílios do Ribeira.
Será o primeiro plantio no município, onde plantaremos cerca de 1.000 mudas com alunos de 5a. a 8a. series de escolas públicas. Este plantio ajudará a recuperar um afluente do ro Ribeira.
Esta campanha, uma parceria entre o Vidágua e o ISA, é extremamente importante pois tem o objetivo de auxiliar na recuperação das matas ciliares do rio Ribeira junto com prefeituras e proprietários de áreas ribeirinhas, está gerando grandes resultados, tem a participação de diversas prefeituras, órgãos públicos, escolas, empresas e poucos ficam sabendo.
Não por falta de empenho de nossa assessoria de comunicação (diga-se, Katarini Miguel) mas, opinião própria, por falta de interesse da grande mídia e da própria população.
Falando pessoalmente, até da pra entender essa apatia generalizada.
Pegando o caso do Conama. Tá na cara que a construção das hidrelétricasvai de encontro com interesses particulares que, criminosamente, são colocados acima dos interesses das populações ribeirinhas, mais carentes, e contra o interesse nacional da preservação dos recursos naturais.
E aí??
Ficam os ambientalistas e o pessoal com bom senso "brigando" nas reuniões do Conama, mostrando as incoerencias destas obras, demonstrando os prejuísos e as degradações ambientais, para no final...
Então, não se divulga para não atrapalhar "certos" interesses, tanto do governo como de particulares.
No caso das boas "noticias", acho que é um pouco de culpa nossa...
Ações de recuperação acontecem todo dia, no país todo.
Mas os profissionais envolvidos são poucos e na maioria das vezes não tem uma visão muito treinada sobre divulgação, e acabamos sem saber de grandes projetos ou pequenas ações que vão gerar um impacto positivo no futuro.
Preservar a natureza, os recursos naturais depende também de boa informação, que gera envolvimento e novas iniciativas.

Vamos continuar na luta!!!
Mas procurando saber e divulgar mais!!!

Bjs e inté

Nenhum comentário: