segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Do berço ao berço!


Políticas para a preservação da Água&Floresta - Ivy


Bom dia, amigos!!!! Não gosto muito dos produtos da Globo (em geral, seja qual tipo de mídia for), mas li uma matéria institulada "Epopéia Verde" na Galileu de outubro que me deixou bastante satisfeita com sua abordagem. O jornalista Claudio Tognolli cansou de ouvir o que os "gurus" (palavras dele) ambientais falavam e decidiu colocar em prática ações sustentáveis por 12 dias vivendo numa das maiores metrópoles do mundo: São Paulo.


A matéria, dividida em "Aprendendo a ser verde" e "ser ecológico na prática", mostra o que o jornalista pesquisou sobre ações possíveis e o que ele conseguiu implementar em seu cotidiano. De forma muito didática, apresentou por cômodos da casa o que poderia ser diferente, assim como nas suas compras. Um exemplo: preferiu comprar alimentos produzidos próximo à sua casa. Parece besteira, mas isso valoriza a produção local, reduz a quantidade de embalagens que precisam ser utilizadas e minimiza os impactos do gás carbônico emitido durante o transporte (quanto mais longe, mais combustível e mais poluição).


Basicamente o que ele descobriu é que PENSAR sobre o seu consumo é parte IMPORTANTE do processo. Não se esqueça que o CONSUMO começa na produção e só termina (ou não) no descarte. Esse "ou não" se explica porque hoje em dia o conceito de "do berço ao túmulo", que era utilizado para simbolizar o ciclo de um produto que "nasce" com sua matéria-prima e "morre" quando vira lixo, foi substituído pelo conceito "do berço ao berço", que significa que o que hoje é lixo pode se transformar em outro produto quando reciclado/transformado. Aí está a política para preservação da Água&Floresta: esse ciclo de vida que não tem fim DEVE ser uma obrigação, como prevê o projeto de lei 1991/07 - Política Nacional de Resíduos Sólidos (http://www.ablp.org.br/conteudo/projetoLei.php)


Na matéria vocês podem encontrar diversas dicas (http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG84545-7943-207-1,00-EPOPEIA+VERDE.html), leia com atenção e veja de que forma você pode implementar alguma delas no SEU cotidiano! Afinal, se até o Claudio Tognolli, resistente no início de sua pesquisa e que classificava tais atitudes como sendo de um ECOCHATO (preconceito puro!!!), conseguiu mudar, VOCÊ TAMBÉM PODE!


Beijo grande e até a próxima semana!

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

cara Ivy
Se ser ECOCHATO é defender tudo isso que vc faz, também me considero um. Sabemos da importância de defender e, mais que tudo, praticar a defesa do meio ambiente.
abracitos do HPA
(www.mafuadohpa.blogspot.com)