terça-feira, 18 de novembro de 2008

É MUITA CARA DE PAU!!!

Nós, a Água e a Floresta - Fernanda.

Fala povo!!!!!

Hoje vou falar sério, pois estou bem chateada...
Não dá pra acreditar que ainda existam pessoas que “acreditam” que se pode fazer tudo, a qualquer preço, pelo tal do desenvolvimento... Que a destruição do meio ambiente é justificável quando se trata do tal do progresso...
Aqui em Bauru o Vidágua, junto com outras instituições e amigos, luta a mais de um ano pela preservação de um fragmento florestal que ainda resiste dentro da cidade. Esta “ilha verde” está correndo perigo, uma vez que empreiteiras de São Paulo querem transformar a mata em arranha-céus...
Eu não sei se sou muito ingênua, mas não entra na minha cabeça como 30 prédios, de 12 andares cada um, podem trazer mais benefícios para uma cidade do que 60 hectares de mata. Essa mata abriga espécies de animais e plantas, auxilia no resfriamento do clima do entorno, favorece as trocas gasosas, “limpando” um pouquinho nosso ar...
Quem conhece Bauru sabe que a cidade está cheia de prédios, de vários modelos e custos, que podem muito bem absorver quem quiser morar por aqui. E também tem inúmeros vazios urbanos que poderiam ser utilizados para construir esses 30 ou mais prédios!!
Outro ponto muito importante, que pouca gente pensa, é que para construir um complexo de moradias como esse, primeiro teriam que estudar de onde virá a água para todo esse povo que morar ali.
Vão furar um poço??? O Departamento de Água e Esgoto do município já divulgou que a cidade está no limite da exploração de água subterrânea. E não seria qualquer pocinho que abasteceria mais de 5500 pessoas que morariam ali...
Mas o mais importante, e que devemos estar atentos, é que os nobres vereadores (a maioria sem conseguir a reeleição) estão querendo modificar o Plano Diretor Municipal, onde está escrito que esta área não pode ser desmatada, apenas para beneficiar os empresários que querem derrubar a mata!!! Depois de diversas reuniões com discussões populares do PD, e da coleta de mais de 16 mil assinaturas pelo Movimento pela Preservação da Floresta Urbana do Parque da Água Comprida, onde a maioria da população entendeu a importância da área e de sua preservação, os digníssimos edis acham que podem alterar o que já foi resolvido para atender interesses particulares.
É MUITA CARA DE PAU!!!

O Vidágua está lutando com unhas e dentes para preservar esse remanescente florestal, mas todos devem se envolver também!!!
Não apenas por aquela floresta, mas para garantir o cumprimento de leis e decisões que já foram acordadas. Isso não pode virar rotina!!
O povo se reúne, discute, coloca suas dúvidas, interesses e idéias em um documento OFICIAL e depois muda tudo... Vereadores e empresários acham que podem tudo e desconsideram totalmente os interesses e opiniões do povo!!!

Água e Floresta são gêneros de primeira necessidade!!
De que adianta um apartamentozinho bonitinho, se não tiver água pra beber e nem ar pra respirar???

Inté...

2 comentários:

Miguel disse...

É Ani, é triste, uma inversão terrível de prioridades que chega a doer na barriga.
A força da mão invisível e pesada do business.

Anônimo disse...

Precisamos saber quem são os vereadores que apóiam esse projeto e mandar cartas aos jornais. Por acaso o vereador do PV apóia ? Soube que ele tirou o CRECI esse ano. Alguém sabe os nomes ?