segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sementes, sementes, sementes!!!!!



Políticas pela preservação da Água&Floresta - Ivy



Olá a todos!!!!! Eu, eterna apaixonada pelo Cerrado, estou passando uma semana no maior remanescente de Mata Atlântica do Estado de São Paulo! Desde quarta-feira estou na Ilha Comprida, na base litorânea do Vidágua. Estamos "dando um gás" no viveiro de mudas que construímos aqui, num grande empenho de uma equipe maravilhosa!


A foto acima mostra parte de nossa produção, que atualmente está próxima das 130.000 mudas nativas. Hoje passamos o dia coletando sementes numa área muito bonita e íngreme, e isso desperta uma indagação que tem tudo a ver com esta atividade: afinal, quando haverá um regulamento e uma norma definitiva a respeito deste assunto? Hoje em dia não há uma lei que verse sobre isso. Há cerca de um ano, o Vidágua oficiou os órgãos de gestão ambiental de todas as esferas, questionando quais as licenças necessárias para que se faça coleta, mas não tivemos NENHUMA resposta!!!


Sabem por que? Porque não há resposta! Agora, me digam uma coisa: como podemos recuperar áreas degradadas, plantar árvores, repovoar nosso Cerrado e nossa Mata Atlântica sem sementes????? Como produzir mudas sem sementes????? Um equívoco que pôde ser observado pelo Vidágua durante algumas discussões junto a Ministérios é o tratamento dado às sementes da agricultura e às sementes florestais, afinal, elas têm finalidades diferentes, manejos diferentes, metodologias de plantio diferentes, comercialização diferente, tudo diferente!!!!


Bom, enquanto não chegam a uma solução, nós continuamos com nosso trabalho, sempre respeitando critérios técnicos já existentes, e sempre torcendo para que essa questão seja regulamentada o quanto antes!!!!! Na foto abaixo, vejam as sementes coletadas hoje!


Grande abraço e ótima semana!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Nenhum comentário: