quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ação!

em ritmo de férias??

O blog tá meio caidão!! mas vamos agitar, eu já consegui causar polêmica com minha falta de informação a respeito dos Relações Públicas (bendita jornalista!) mas coloco publicamente minhas desculpas!

E hoje, qual o assunto? A quantidade de matérias/reportagens a respeito de meio ambiente que são veiculadas na mídia...são muitas! faça uma busca rápida na internet, jornais, youtube tb, os vídeos amadores sobre a causa tem lugar de destaque e uma quantidade exorbitante.

Para se ter uma idéia mais exata e científica, na minha dissertação de mestrado eu quantifiquei todas as publicações veiculadas no jornal O Estado de S.Paulo, durante o ano de 2007, que estavam diretamente relacionadas à política nacional (ou seja, matéria que diziam respeito ao âmbito brasileiro) e cheguei ao montante de 774 matérias! uma média de 3 por dia, fora cadernos especiais, suplementos do jornal que também pautaram a questão, mas não fizeram parte da minha mostra. Apenas a cobertura diária do jornal (cadernos principais)! Uma quantia significativa para um tema antes marginalizado, não? O ano da minha pesquisa foi fatídico e eu inclusive arrisquei a denominá-lo como o "boom" da preocupação ambiental devido aos relatórios do IPCC, campanha da Fraternidade sobre Amazônia, Premio Nobel da Paz para a causa do aquecimento global, etc... Mas os anos seguintes, inclusive 2009, não está sendo diferente, a temática continua em destaque.

Realmente o tema ganhou centralidade, alcançou plataformas midiáticas, empresarias e políticas, mas não vemos muita mudança efetiva. Qual a relevância disso? As pessoas estão mais informadas? Mais preocupadas? Estão mudando seu comportamento? Algumas pesquisas apontam que as pessoas estão sim pensando no meio ambiente...apenas pensando? Aonde fica a ação nesta história? Temos que sair da zona de conforto da preocupação aparente para contribuir de fato com a preservação ambiental. Eu sempre cito a tal "zona de conforto" porque realmente o que vejo é que as pessoas não estão afim de nenhum tipo de "sacrifício" ou esforço, melhor dizendo, para melhorar sua relação com a natureza, para se sentir parte do meio ambiente.

Coloco mais uma vez uma tirinha da Mafalda que ilustra bem nosso cotidiano nos dias de hoje. Queremos nos livrar rapidamente dos problemas, sem ter que refletir e agir sobre eles.

Abraços fraternos!

Nenhum comentário: