quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A história do lixo - curiosidades!

Fer Abra em: Informação e educação - o caminho para solução!

Lendo um livro de ecologia para preparação de uma prova me deparei com um capítulo inteirinho sobre a história do lixo no nosso mundo.
Nunca tinha me dado conta de que isso é um problema desde que o homem existe (Adão e Eva?) e achei as informações muito interessantes!
O problema então, se resume em fezes e urina. O que as populações faziam com os seus dejetos?

O que os historiadores contam é que a "prática" era feita nas cidades, bem nas ruas. Na época medieval os estudiosos contam que o cheiro das cidades e das pessoas eram horriveis. Nem os lindos e pomposos castelos de contos de fadas escapam dessa verdade.
O sistema de latrinas dos castelos eram acoplados em paredes que eram muito largas - resumindo, as pessoas faziam suas necessidades nas latrinas que despejavam todo o dejeto nas paredes dos castelos. Isso mesmo, as paredes ocas eram preenchidas com fezes e urinas, o que rendeu estudos maravilhosos para pesquisadores dessa época - eles podiam saber exatamente o que as pessoas comiam e sobre os vermes intestinais de que eram acometidas. E tem gente ainda sonhando em morar em castelo.

Bom, os povos mais comprometidos com a limpeza das cidades eram os gregos e romanos que contratavam pessoas que levassem o lixo da cidade pra fora da muralha das cidades - os primeiros lixeiros do mundo enterravam o lixo - mas o problema não foi solucionado porque as populações cresciam e não havia mais lugar para enterrar os dejetos.
E quando as pessoas morriam, então?
Os hindus fazem até hoje a prática da cremação, queimam as pessoas mortas em piras gigantescas e sobra somente pó de toda aquela matéria orgânica mas e a liberação de CO2 e a poluição atmosférica?

Outros povos da europa oriental jogavam as pessoas no oceano amarradas em pedras e não poluiam os solos e nem a atmosfera - eis aí o jeito menos poluente pra lidar com os mortos - outros povos ainda levavam as pessoas mortas e nuas pra um lugar descampado e as jogavam para os abutres e corvos, toda a carne era consumida em 2 dias e depois os ossos eram enterrados!

Sei que hoje o texto está bastante mórbido mas o que eu gostaria de passar com essas curiosidades sobre dejetos e pessoas mortas é que o lixo é um problema seríssimo que sempre existiu e vai continuar existindo sendo até uma das demandas mais importantes das cidades.
Em Bauru, por exemplo, a vida úti do nosso aterro sanitário está acabando e não temos mais áreas para abrirmos outro espaço para destinação do lixo.
E daqui a 50 anos, como estaremos tratando nossos descartes e dejetos?

Eu acredito que a solução eficiente realmente está na redução do consumo e reciclagem de materiais, além da técnica de cremação para pessoas mortas. Os cemitérios também são impactantes para o meio ambiente, tanto é que recentement ele passou a ser licenciado tal como uma obra qualquer que gera impacto ambiental. O chorume da decomposição de matéria orgânica afeta o nível do pH do solo e compromete por contaminação os corpos d água.

Com tanta inovação tecnológica, será que não conseguiremos futuramente resolover esse problema com o lixo?

Abraços a todos!

Nenhum comentário: