quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Katarini em ComunicaçãoMídiaAmbiente&Diversidade
Deixa estar...

Este semestre estou ministrando aulas de marketing verde e aprendendo muito com isso...como sempre. Eu, normalmente, fico ludibriada com belas propagandas com apelo ambiental, que utilizam belas imagens, mostram a natureza e fazem sua propaganda em poucas palavras. Se ainda não sei nenhuma mancada da empresa, provalvemente, se precisar, vou adquirir um produto e serviço daquela marca. Me enquadro como uma verdadeira consumidora verde, sempre pesquiso e consulto nos rótulos tudo que vou adquirir..."meu dinheiro sagrado e suado não pode ir para qualquer empresa", penso eu. Mas é preciso ficar muuuuito atento. E para as pesquisas da aula encontrei um excelente artigo do Rogério Ruschel*, partir de uma pesquisa norte-americana, com os pecados do marketing verde, ou seja, o greenwash - só maquiagem/lavagem mesmo... e compartilho aqui para todos ficarem atentos. Àqueles que ainda não dão importância a isso, devem começar urgentemente!!! consumo deve ser um ato político e esta diretamente relacionado com a preservação do planeta.

Segue lá:

Pecado dos malefícios "esquecidos"
O principal pecado encontrado na pesquisa, estando em 56% dos produtos pesquisados, caracteriza-se pelo fato do produto destacar apenas um benefício ambiental e "esquecer" os outros. Exemplos: Meu produto é reciclável (mas é extremamente gastador de energia e água para ser produzido); meu produto é feito sem teste em animais (mas sua decomposição natural pode prejudicar a cadeia alimentar natural)
Pecado da falta de provas
Representando 26% das promessas encontradas, é utilizado por produtos que anunciam benefícios ambientais sem comprovação científica ou certificação respeitável. Nesta categoria são encontrados xampus que não são testados em animais, produtos de papel com uso de material reciclado, lâmpadas com maior eficiência energética - todos sem comprovação dos argumentos disponível ao consumidor
Pecado da promessa vaga
Entre as promessas vagas - encontradas em 11% dos produtos pesquisados - estão produtos "nãotóxicos"(e sabemos que qualquer produto em excesso pode intoxicar uma pessoa); produtos "livre de químicos" (o que é impossível, porque todos os insumos de todos os produtos têm elementos químicos em sua composição); "100% natural" (urânio, arsênico e outros venenos também são"naturais"); "ambientalmente produzido", "verde", "conscientemente ecológico", todas promessas 100% vagas. E estamos falando de embalagens - imagine aqui no Brasil as promessas vagas que vemos diariamente na propaganda...
Pecado da irrelevância
Pecado encontrado em 4% dos produtos pesquisados, caracteriza-se por destacar um benefício que pode ser verdadeiro, mas não é relevante. A mais irrelevante das promessas foi a relacionada ao CFC, banido do mercado norte-americano nos anos 70: inseticidas, lubrificantes, espumas de barba, limpadores de janelas e desinfetantes, por exemplo, todos livres de CFC. A promessa é irrelevante porque, se não fossem livres de CFC, estes produtos não teriam licença para estar à venda no mercado...
Pecado da mentira
Encontrado em 1% dos produtos, é simplesmente uma mentira deslavada
Pecado dos dois demônios
Encontrado em 1% dos produtos, são benefícios verdadeiros, mas aplicados em produtos cuja categoria inteira tem sua existência questionada, como cigarros orgânicos, inseticidas ou herbicidas orgânicos

Percebam...

*Rogerio Ruschel é diretor da Ruschel & Associados Marketing Ecológico e editor da revista
eletrônica Business do Bem, onde este artigo foi publicado originalmente.

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