terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nós, a Água e a Floresta

A semana passada tive a felicidade de assistir, em Bauru, a duas palestras sobre Direito Ambiental, ministradas por dois renomados doutrinadores: Dr. Paulo Affonso Leme Machado e Dr. Vladimir Passos de Freitas.
O Dr. Paulo Affonso falou sobre um assunto que não é novidade: Meio Ambiente e a Constituição. Entretando, ao falar sobre os dispositivos constitucionais que trata do assunto, falou sobre a importância do acesso à informação: todos precisam saber se o que está consumindo, respirando e bebendo é saudável, por exemplo.
A sonegação de informações no que diz respeito às questões ambientais é um fato. Muito poucas pessoas têm o privilégio de escolher o que consumir, levando em consideração a procedência do produto. Haja vista a questão dos transgênicos que gerou tanta celeuma e, até hoje, não está bem explicada ou divulgada.
É lógico que existe também a falta de interesse de grande parte da população, mas quero crer que esta falta de interesse nada mais é que a falta de conhecimento. Volto a insistir no principal princípio do Direito Ambiental: a precaução - se não sei a consequência, não posso fazer ou deixar de fazer. Mas e daí: em quem confiar? Mesmo com toda a evolução relativa às questões ambientais, os ambientalistas ainda são vistos com desconfiança por vários segmentos da sociedade. Não posso culpá-los, uma vez que até bem pouco tempo estava entre eles e, ainda hoje, acredito que existem excessos.
Enquanto isto, apesar de termos a oportunidade de contar com pessoas, como as acima citadas, ministrando palestras em nossa cidade, a presença é tão limitada que nos sentimos constrangidos em convidá-los. O que quero dizer é que as oportunidades existem o que falta, então?
Mais uma vez nos esbarramos em uma palavrinha: informação!
Todos têm direito à informação. O segredo é fazer com que a informação chegue a todos de forma a despertar o interesse. Vamos continuar tentando. Quem conseguir primeiro a fórmula do sucesso, por favor, INFORME.
Beijos,

Nenhum comentário: