terça-feira, 6 de outubro de 2009

Nós, a Água e a Floresta


2016, Brasil Olímpico!


No momento em que o presidente do Comitê Olímpico Internacional leu o nome da cidade do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, houve uma explosão de alegria na Cidade Maravilhosa e por vários pontos do Brasil.

Mas será que realmente isto é motivo de tanta comemoração?

Todas as conquistas podem ser boas ou más, dependendo dos princípios utilizados na sua realização.

Assim, a Vila Olímpica será um grande empreendimento no sentido amplo, se se respeitar as leis da natureza e se preservar o equilíbrio ambiental. Além disto, há que se lembrar das milhares de cidades onde não existe sequer saneamento básico e sua população vive sem as mínimas condições para uma vida digna e não podem ser esquecidas.

Acredito que a realização das Olimpíadas no Brasil só será digna de aplauso, se trouxer atrelada melhor qualidade de vida para a população brasileira. Caso contrário, se isto for feito a custo de sacrifício das populações menos assistidas, não valerá a pena.

Há outras questões que também devem ser consideradas, como quais os atletas brasileiros que irão participar do evento. Sabemos que patrocínios não são tão fáceis de se conseguir e estamos cansados de ver os sacrifícios que são necessários para a realização dos ideais.

Atletas e ambientalistas vivem expectativas e dificuldades semelhantes. Desejo sinceramente que o sonho do Brasil Olímpico e a escolha do Rio de Janeiro para cidade sede das Olimpíadas de 2016 tragam para os brasileiros benefícios reais, com apoio aos nossos futuros atletas e o respeito às questões ambientais através de nosso grande País. Porém, isto só será possível, se continuarmos atuantes e não nos deixarmos enganar pelo brilho dos fogos de artifício.

Beijos,

Nenhum comentário: