terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Desastre anunciado

Santa Catarina, sob águas, pede água (literalmente); enquanto isto, em Bauru, muitos cidadãos se manifestam pela manutenção de floresta urbana.
Qual a relação entre os dois acontecimentos? Água&Floresta! A santa água potável, sem a qual é impossível a vida humana. A grande floresta (não necessariamente floresta grande) que protege os mananciais e permite a continuidade da vida.
É a interação água e floresta e demais elementos, a que convencionamos chamar de meio ambiente, e que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas (conforme conceito da Lei 6.938/81).
O desastre em Santa Catarina que se soma a outros de mesmo gênero bastante significativos e os problemas como a seca no Nordeste podem até não ser conseqüências do aquecimento global, mas são, com certeza, de falta de planejamento.
A ocupação irregular de áreas que devem ser preservadas e a destruição de nossas últimas reservas florestais cobram altos preços aos quais todos teremos que pagar, atingindo primeiramente os menos favorecidos.
O governo brasileiro, conforme divulgado na última semana, assume (?) metas para reduzir o desmatamento e emissão de gases de efeito estufa*, mas precisa se preocupar também em corrigir distorções que colocam em risco milhares de cidadãos. Não podemos ficar esperando que o desastre bata em nossa porta, para começarmos a agir. Prevenir e precaver é muito mais simples que consertar. Nossa participação na defesa e conservação do meio ambiente é impositiva e essencial.

* simultaneamente, há proposta de alteração do Código Florestal com, entre outras medidas, a consolidação de ocupações ilegais em áreas de preservação permanente (?!!!!).

Nenhum comentário: