segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Pode ser marketing, mas dá certo!

Políticas para a preservação da Água&Floresta - Ivy

No início da gestão do engenheiro agrônomo Xico Graziano a frente da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de SP várias ações foram lançadas por ele, intituladas "21 projetos ambientais estratégicos". Cada um tem um site (ou pelo menos um pop-up), uma logomarca, uma definição de metas, atividades que devem ser desenvolvidas em todo o Estado simultaneamente e até um check list que pode ser usado como critério de seleção para as cidades obterem recursos do Estado, o chamado "Município Verde".

No início, parecia puro marketing, ações que dariam muito retorno de mídia, dariam ótimos outdoors e panfletos e não trariam grandes mudanças. Mas deixo aqui registrada a mudança da MINHA opinião. Claro que essas ações são recheadas de elementos para agradar aos veículos de comunicação (quem não gosta de divulgar um mutirão com milhares de crianças plantando árvores, ou um mutirão para que as pessoas evitem o uso de sacolas plásticas, ou mesmo para a destinação correta de lixo eletrônico?!), mas elas têm surpreendido pelo seu resultado também!

O Desmatamento Zero é uma ação que vem sendo desenvolvida rigorosamente nos biomas Cerrado e Mata Atlântica (em dois momentos já houve proibição, inclusive até março de 2009), e não simplesmente para não se desmatar e acabou. Existem pessoas discutindo critérios, baseados em estudos, para regular o uso de áreas desses biomas no Estado, para gerar documentos como a Resolução SMA 14/08, por exemplo, que disciplinou a supressão do cerrado em parcelamentos de solo. Hoje em dia, em estágio avançado, este bioma deve ter 70% de sua área preservada em processos de loteamento, o que é uma grande vitória e reflete em sua preservação.

Outro caso de sucesso que ficou evidente nos últimos dias foi o Município Verde. Em junho de 2007 este programa foi lançado e incentivou os municípios paulistas a se empenharem no cumprimento de dez metas ambientais, que incluem tratamento de esgoto, programa de arborização urbana, lixo mínimo, educação ambiental, uso racional da água, controle da poluição, conselhos municipais de meio ambiente deliberativos, etc. Mais de 600 municípios assinaram protocolo de intenção e cerca de 300 fizeram a "lição de casa" e mandaram seus relatórios de atividades, para verificação e análise do cumprimento das metas.

Vários municípios aqui da região não entraram no "ranking" e a imprensa foi em cima de cada um deles, dando destaque nas manchetes para o não cumprimento das metas. Tenho visto prefeitos e secretários tentando reverter a situação (a avaliação é contínua e no próximo ano nova lista será publicada), querendo melhorar sua pontuação e avaliando as causas de não estarem na famosa lista.

Você, que está lendo este post, também pode participar dos 21 projetos ambientais estratégicos. Até o dia 14/12 está disponível uma "web" consulta pelo www.cenarios2020.sp.gov.br, que tem o objetivo de avaliar a nossa percepção sobre a questão ambiental e o que queremos para os próximos anos. Visite e preencha o questionário, são poucos minutos do seu tempo!

Enfim, nem sempre o marketing é negativo, vamos aproveitar as oportunidades em que ele pode fazer bem, melhorar as nossas vidas e ainda ajudar a preservação da Água&Floresta!

Até semana que vem!

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