terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A vingança...

Nós, a Água e a Floresta - Fernanda

Fala povo!

É, não dá pra fugir do assunto… Principalmente se é manchete em jornais, revistas, na TV...
Como escreveu a Ivy ontem, todo ano é a mesma coisa... Mas, até quando??
O que aconteceu em Santa Catarina chocou a todos, especialmente pela quantidade de vítimas e pelas imagens impressionantes das enchentes e desabamentos. E tenho certeza que muitos pensam, “e se fosse comigo?? Com minha família??”
Será que isso não pode acontecer em outros lugares??
Será que pode acontecer em nossa cidade??
Infelizmente, a resposta a estas duas perguntas é: SIM, pode acontecer em qualquer lugar!!
E a responsabilidade é nossa.
A culpa não é de São Pedro!
Em vários posts deste blog (meus e dos outros colaboradores), em diversos outros meios de comunicação, a muito tempo vemos dados e informações que confirmam as alterações que estamos operando em nosso planeta, no clima, na água e na floresta.
E por várias vezes, só esse ano, vimos situações que demonstram isso: chuva de mais, chuva de menos, frio de mais, calor de mais... E quem leva a pior???
E depois da tragédia consumada, o que se faz??
NADA!!!!
O governo disponibiliza milhões para se “consertar” os estragos, a população tenta “remediar” ajudando como pode... Mas e as causas disso tudo??
O dinheiro do governo, a ajuda humanitária, as campanhas para enviar mantimentos irão devolver a vida daqueles que morreram???
Será que não é mais inteligente entender o que está acontecendo e evitar novas tragédias??
O dinheiro gasto para tentar consertar os estragos não seria melhor empregado se usado para preservar as encostas desocupadas e reflorestadas; os rios limpos, desassoreados e com suas matas ciliares conservadas?? Não seria melhor gastar esse dinheiro oferecendo moradias dignas, emprego e educação??
Não dá pra justificar dizendo que não se pode prever esse tipo de coisa!
Todo ano, na mesma época, isso acontece... O problema é que cada ano fica pior, os estragos são maiores...
Os ambientalistas mais radicais dizem em seus discursos que um dia a Natureza vai se vingar... Acho que esse dia chegou...


Inté...

Nenhum comentário: