quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O Mar e a Floresta

Katarini em ComunicaçãoMídiaAmbiente&Diversidade
Na terra do frevo

Semana passada estava super atropelada com seminário de pré qualificação do mestrado e deixei de postar, me senti super culpada, mas fazer o quê?. Em final de ano é muito difícil controlar os afazeres. Hoje, não poderia cometer a mesma falha, acontece que estou em Pernambuco, e para minha surpresa quando fui entrar para postar: "tentativa de acesso a conteúdo não autorizado" Pasme! o blog do Vidágua não é autorizado...nem sei onde mais isso acontece, mas estou hospedada na sede do Ibama em Tamandaré, e não é permitido acesso a blogs... não sabem o que estão perdendo...estão em frente ao mar, contam com uma reserva biológica incrível, vegetação nativa, mas restrigem o conteúdo pela preservação da Água e Floresta.

Todavia, se tiverem lendo este post, dei um jeito de 'blogar', ou melhor, fizeram para mim...

Pois bem, estou em Tamandaré, um dos pontos focais do projeto Meros do Brasil (www.merosdobrasil.org) participando de um evento sobre avaliação do status de conservação dos peixes marinhos, promovido pela IUCN. Duas famílias estão sendo avaliadas aqui: os cientistas sentam, reúnem os trabalhos existentes sob re cada espécie e preenchem um enorme formulário sobre a situaçao do bicho e depois chegam a uma conclusão: ameçada, em perigo, vulnerável, sem informaçoes suficientes (as classificações tem metodologia a cumprir, devidamente definida pela IUCN e tals) É destas reuniões que saem as listas vermelhas de espécie ameaçadas. Deu pra perceber que literalmente estou um peixe fora d`água? É importante perceber como tem pessoas no Brasil e no mundo preocupadas com a conservação marinha. Preocupadas em preservar a vida embaixo d'água sem pensar em nenhum tipo de retorno imediato. Que defendem uma prática de pesca não predatória e uma relação harmoniosa do homem com o mar. Eu estou tendo esta dimensão agora, depois do Meros do Brasil.

Eles passaram um vídeo muito interessante ontem, que mostra a degradação no fundo do mar...que diferente de uma queimada de vegetaçao, destruiçã o de florestas, não é explícito e não fica evidente para combater.Tem uma versão deste vídeo no youtube, depois passo o link, porque o conteúdo está mais uma vez não autorizado.

Agora a tarde tem a avaliação do Mero, que está classificado até então como criticamente ameaçado, ou seja, corre perigo de extinção. Vamos ver o que mudou. Eu mando notícias

Volto em breve.
forte abraço
Katarini

Nenhum comentário: