segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Água&Floresta e a agricultura familiar


Políticas para a preservação da Água&Floresta - Ivy


Olá, pessoal! Já falei neste espaço sobre a importância da integração das políticas públicas para a efetiva proteção da nossa Água&Floresta, né? Esta semana o Vidágua está iniciando uma parceria que tem tudo a ver com este tema.


Vamos trabalhar, em conjunto com o MST, COCAFI e Escola Popular Rosa Luxemburgo na adequação ambiental dos assentamentos no município de Iaras, aqui pertinho de Bauru (confira mais informações no boletim do Vidágua desta semana, em http://www.vidagua.org.br/). São aproximadamente 300 hectares de Reserva Legal e 50 hectares de matas ciliares a serem plantadas!!!! É tanta muda que quase fala!!!!!


Tenho acompanhado o trabalho do IBAMA e do INCRA aqui na região e faço votos que dê certo. A idéia é que todos os assentamentos estejam com todo o licenciamento ambiental redondinho, ou seja, com suas matas ciliares plantadas, suas Reservas Legais (que representam 20% da área total de cada assentamento) averbadas, enfim, que a agricultura familiar conviva de maneira harmônica com os recursos naturais, afinal, eles são a fonte para toda a produção.


Um outro aspecto importante é a capacitação de técnicos para desenvolverem esta questão. Hoje, lá em Iaras, tem início o Curso Especial de Agronomia (http://www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=2223), uma parceria da UFSCar com o INCRA para possibilitar o acesso à uma graduação que contemple aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e técnico-científicos para o desenvolvimento rural sustentável. Os alunos ficam "imersos" no curso presencial por três meses e depois retornam às suas comunidades para aplicar o conhecimento adquirido.


Há muito ainda a fazer, mas iniciativas como as que citei estão a pleno vapor, e nosso papel enquanto Vidágua é fomentar e apoiar cada vez mais ações!!!!!!!!!!!!!!!!!


Até a próxima semana!

Nenhum comentário: