segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Uma criança que acreditou poder mudar o mundo!


Políticas para a preservação da Água&Floresta - Ivy

Quando falamos sobre políticas pensamos que elas devem ser feitas por adultos que sejam políticos. Mas, na verdade, nossas relações com a sociedade e com o nosso meio são todas políticas! Então, crianças/adolescentes também podem ser políticas! E que não se confunda isso com política partidária, essa sim feita por pessoas eleitas ou filiadas.

Toco neste tema para resgatar um belíssimo discurso feito por uma menina canadense, na época com 12 anos, durante a ECO-92 (Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável). Severn Suzuki discursou para uma platéia internacional de líderes, representando mais de 100 Nações, e disse coisas que pegam no calo dos que executam as políticas, mas por que não de todos nós também?

Deixa claro que a preocupação das crianças não é com a perda de uma eleição, mas com a perda ao direito à vida! Decisões negativas acerca do meio ambiente, que causam impactos, em geral não são revertidas totalmente. Extinguir uma espécie animal ou vegetal significa perdê-la por toda a eternidade. Já pensou se esta espécie pudesse conter a cura do câncer, da AIDS ou de alguma doença degenerativa?

A grande lição, ao meu ver, é perceber que uma criança pode ser mais lúcida do que um adulto quando o tema é VIDA. Ela não pensa em dinheiro, não pensa em poder, em vantagens, ela só pensa em ter condições para sobreviver tranqüilamente. Simples assim, mas essencial.

Naquela época, Severn juntou fundos com outras três amigas para viabilizar sua participação no encontro do RJ. Hoje em dia, ela é uma ativista ambiental, formada em Ecologia, e dispõe de um site (www.skyfishproject.org), onde é possível encontrar referências para pesquisa sobre os assuntos do meio ambiente. É escritora e roda o mundo discursando sobre a importância da mudança individual e de uma política que pense nas pessoas, e não no umbigo!
Temos muito o que aprender com as crianças, mas, sobretudo, temos que lembrar que um dia todos fomos crianças!

Fica aqui o relato sobre uma pessoa comum, mas que faz toda a diferença, inclusive para a nossa Água&Floresta! Na foto, dois momentos de Severn. No vídeo, parem o que estiverem fazendo e SINTAM a mensagem!

Grande abraço!


Nenhum comentário: