sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Certificação LIFE

Informação e Educação: o caminho para a solução!

Como a Katarini mensionou, o Peru e a Bolívia são países com uma biodiversidade biológica tão grande quanto a do Brasil, nós possuímos em comum alguns biomas e também partilhamos algumas espécies da fauna e da flora!

Mas o Brasil tem estado na frente no que cerne a proteção da biodiversidade; diversos programas e projetos do MMA já contemplam uma série de demandas do país em todos os biomas e com proteção especial a algumas espécies ameaçadas.
Tivemos uma mudança do repasse das competências de fauna do Ibama para o novíssimo CBRN (Coordenadoria da biodiversidade e recursos naturais). No começo pareceu estranho o repasse federal para o estado mas esperamos que a fauna seja amaior beneficiada - a secretaria estadual é mais aparelhada e foram recrutados novos funcionários para o trabalho.
Faço votos que dê certo!

Mais o que gostaria de postar mesmo, é sobre a certificação LIFE (Lasting Iniciative for Earth):

"Uma Declaração Nacional para Negócio e Biodiversidade foi assinada nesta sexta-feira em Curitiba (PR) por representantes do Governo Federal, setor empresarial e organizações da sociedade para selar o compromisso de lançamento no Brasil da certificação Life. Com a chancela do Ministério do Ministério do Meio Ambiente, a certificação, idealizada por organizações não governamentais, tem por objetivo ser um instrumento de gestão para reconhecimento de iniciativas empresariais em defesa da biodiversidade. Inédita no Brasil e no mundo, a certificação Life quer reconhecer e premiar com acesso a capitais e posicionamento de mercado empresas que, ao longo dos anos, vêm promovendo ações em defesa da biodiversidade.
A metodologia utilizada para a certificação permite que qualquer organização, de distintas naturezas de operação dentro dos setores primário, secundário e terciário e de qualquer porte, como as micro, pequena, média e grandes empresas possam se certificar. Pode, por exemplo, ser implantada em um escritório de advocacia, numa indústria ou em um empreendimento do agronegócio. Para se certificar, as empresas têm de provar que vêm desenvolvendo ações de proteção à biodiversidade em situações que envolvem aspectos legais, gestão ambiental ou de conservação da biodiversidade".

E que venham novas propostas e iniciativas!
A megabioiversidade do nosso país precisa de megas esforços!

Abraços,

Fer Abra

Nenhum comentário: