segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vôos....


Políticas pela preservação da Água&Floresta - Ivy


Mudanças, mudanças, mudanças!!!! Voltamos ao viveiro (está sendo muito bom o retorno!), mas nem bem cheguei lá, já vou embora! Pois é, em 11 dias começo formalmente atividades fora de Bauru, depois de 13 anos na cidade sanduíche! Vou viajar muito, executando metas da Campanha Cílios do Ribeira (www.ciliosdoribeira.org.br), e isso inspira meu post de hoje.
Bom, a inspiração começou com o blog do Ambiente Brasil (http://blog.ambientebrasil.com.br/?p=861), com uma informação muito interessante: o estado americano de Utah instituiu que as sextas-feiras são feriado para 70% dos funcionários públicos!!! Apesar da visão que temos no Brasil a respeito do funcionalismo público e das piadas que uma medida como essa poderiam gerar aqui, a medida tem motivação ambiental: o consumo de energia caiu 13%!!!!!! Cerca de 12 mil toneladas de CO2 não serão emitidos (não ficou claro por qual período de tempo).
Outros Estados também estão implementando políticas semelhantes. Considerando que os EUA emitem 25% de todos os Gases de Efeito Estufa do mundo, medidas como essa são bastante significativas!!! Mas o que isso tem a ver com as mudanças????
Bom, eu já falei sobre esse tema em outros posts, e ele retorna! TRANSPORTE (e a falta de políticas de mobilidade e transporte coletivo!). Neste caso, o governo de Utah fez milhares de pessoas pararem de circular por um dia para ir e vir do trabalho. Muitas pessoas levam horas para ir e voltar do trabalho! Eu, na minha nova jornada, passarei cerca de 4 horas diárias utilizando transporte coletivo, fora quando tiver que circular pelo Vale do Ribeira!
Quanto CO2 emitirei???? Como posso compensar ou reduzir isso??? De que forma me livrarei da culpa?????? Socorro!!!!!!!!!!
A vida é contraditória e, como diria minha professora da época da faculdade, Maria Antonia, é um eterno ir e vir. A contradição é emitir tanto CO2 para trabalhar numa campanha de reflorestamento! O ir e vir é ter morado 14 anos em Campinas, depois 13 em Bauru, e agora voltar para Campinas... De toda forma, são novos vôos, que vou relatar na medida do possível, neste espaço.....
Pelo menos voar, metaforicamente, não emite CO2.....
Beijinhos!

Nenhum comentário: