quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O futuro está nas mãos de quem?

Fernanda Abra em: informação e Educação - o caminho para solução

"De acordo com uma pesquisa recente, o maior público culpado por desperdiçar maior quantidade de água e energia são os jovens com até 25 anos. A razão disso é que a maioria não faz a menor idéia de quanto cada atividade em casa utiliza de água e energia. E ainda assim, este corresponde ao grupo mais informado quando se fala em aspectos ambientais. Será que podemos considerar neste caso a idéia de que os jovens são a esperança do futuro?" (ambientebrasil.com.br)




Lendo as reportagens do site postado como fonte da matéria fiquei surpresa com o título e mais surpresa ainda com o conteúdo da matéria. Como é que o grupo mais informado da socieade sobre questões ambientais são os que apresentam menos atitudes contra o desperdício?


Devemos conhecer mais os jovens dessa geração e se realmente são eles que não desempenham atitudes ambientais sustentáveis, devemos reconhecer onde estão as falhas - em que parte do processo da educação ambiental eles se perderam ou não entenderam.

Eu ainda acredito que as crianças e os jovens são grandes agentes ambientais!

No príodo de execução do projeto Curta Ambiente, uma aluna chamada Mariana da escola Ayrton Bush deu o depoimento de que a sua mãe a elogiou quanto ao uso racional da água pra tomar banho e lavar as louças. Ela ainda disse que antes do projeto não tinha a consciência da proteção da água quanto um recurso tão importante. Lavava as louças com a torneira aberta o tempo todo, mas depois que ela entendeu que o recurso é escasso e que a continuidade dele depende das nossas pequenas ações do dia a dia, ela passou então, a ensaboar toda a louça e depois enxaguar tudo de uma só vez.


São pequenos hábitos, pequenas mudanças que fazem a diferença!

Bejinhus!

Nenhum comentário: