quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sem carro?

Katarini em ComunicaçãoMídiaAmbiente&Diversidade
água e mais água, cada vez mais remando contra a maré...

Pois é, ontem foi o Dia Mundial sem Carro, alguem se lembrou efetivamente da data? ou seja, participou? Eu lembrei, fui entrevistada inclusive pelo Jornal aqui da cidade a respeito disso, mas deixei de usar o carro? Não! e por que? por comodismo mesmo e tenho que assumir (com muita vergonha). Os bauruenses sabem que o transporte público na cidade lanche é terrível , o que dificulta a adesão a uma campanha com essa, que na verdade, deveria ser um alerta permanente: vamos deixar os carros na garagem, vamos ser menos dependente do veículo, mais comprometidos com a qualidade do ar e, consequentemente, pessoas mais saudáveis! Estamos cansados de saber que os carros são os principais responsáveis pela emissão de CO2 na atmosfera, que causa o tão temido aquecimento global, mas informação não é suficiente quando é preciso sair da nossa zona conforto.

Carro é sinônimo de comodidade, independência, liberdade (ir e vir de onde quiser) e até status...então como não tê-lo? ou ainda deixá-lo na garagem e alguns dias ir trabalhar a pé, de bicicleta ou transporte público? para algumas pessoas, e não poucas, isso seria uma loucura sem precedentes, para outras, estilo de vida, compromisso, cidadania. Fiz e ainda faço várias concessões na minha vida em nome do meio ambiente, inclusive, deixar de comer carne, mas não consigo abandonar o carro... troquei pelo flex, uso etanol, mas a semana passada tive a grande surpresa com a pesquisa do Ministério do Meio Ambiente de que o carro flex polui tanto ou mais que a gasolina, e agora?

Bom, o que disse para a jornalista repito aqui e infelizmente me enquadro nessa situação geral:

“O transporte público não é tão eficiente em Bauru. A maioria das pessoas que usa ônibus é porque não tem outro meio”, pondera. Além disso, Katarini observa que a frota da cidade só tem aumentado. “Muitos afirmam que é uma questão de independência ter um carro. Além disso, com as facilidades de compra, cada vez mais pessoas estão adquirindo seus veículos”, afirma.
(http://www.jcnet.com.br/detalhe_policia.php?codigo=166443 - "Veículo dependente bauruense não adere ao Dia sem Carro" )

Ontem, ainda para piorar a situação estava chovendo... seria mais uma sacrificio, mas que com certeza iria lavar a alma!

Um comentário:

Anônimo disse...

è muito dificil realmente deixar de usar um veiculo tão comodo quanto o carro, sinal de modernidade!mas temos que tentar
parabens pelo post
Lucilene |A.