quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Um outro mundo é possível

Katarini em ComunicaçãoMídiaAmbiente&Diversidade

"Singing in the rain... "

Começou ontem a nona edição do Fórum Social Mundial (http://www.forumsocialmundial.org.br/), desta vez em um local estratégico - em Belém, plena Amazônia, o que pode e deve colocar a questão ambiental como central este ano no evento. O meio ambiente sempre permeou a filosofia do FSM, mas não como pode ser agora, sendo sediado na maior floresta do planeta e com participação massiva dos povos indígenas. Ponto!


O FSM é um evento realmente muito importante, socializou o debate sobre as condições de vida, proporcionou o intercâmbio entre pessoas e instituições de diversas nacionalidades para buscar um outro mundo possível. Voltou os olhos para a questão social, para a diversidade e ao menos chamou a atenção para os problemas ambientais. Mas confesso que me decepcionei um pouco. Participei da edição de 2005, em Porto Alegre, e não vi o comprometimento necessário. As mesmas pessoas que disseminam o conceito do politicamente correto jogam seus lixos nas ruas, desperdiçam materiais e ignoram àqueles que são os protagonistas de seus discursos - os pobres e excluídos. Sem contar o grande comércio que vira o evento e a baderna, sem objetivo comum, que fazem os jovens e adolescentes que frequentam o FSM.

Mas não foi por isso que não voltei ao Fórum. Foi falta de oportunidade mesmo. Chegamos até a inscrever o Vidágua e uma atividade de comunicação ambiental para a edição em Belém, mas nos faltou "ambição". Há, com certeza, lutas e ideais que saem fortalecidas e cidadãos que realmente tiram proveito do FSM. Quando participei consegui me inserir nas discussões, participar de muita coisa legal, distribuir jornal do Vidágua para o mundo inteiro e me sentir um agente de mudança, mesmo que bem pequena. Ahhhh e ainda tive a oportunidade de ver e me emocionar com os discursos de Saramago, Galeano, Hugo Chávez e Lula.

Só acho que a teoria deve andar um pouco mais de mãos dadas com a prática. Temos muito que aprender ainda, e o Fórum é um espaço para essa reflexão e consequente mudança.

As fotos do post foram tirada pela Aline, companheira das 'encrencas', e ilustram dois momentos muito especiais do evento em 2005: manifestação dos catadores de recicláveis e protesto contra energia nuclear.

Por hoje é só. Aguardo comentários!

Um comentário:

Ivy Wiens disse...

Boa mensagem, Katarini!!!!! Podíamos estar lá, né? Gostei do eufemismo, "nos faltou ambição", kkkk. Vamos acompanhando os desdobramentos via internet mesmo, né?!