segunda-feira, 27 de abril de 2009

Direitos dos animais!

Políticas para a preservação da Água&Floresta - Ivy



Hoje vou "me intrometer" no tema de duas amigas para falar de políticas para a preservação da nossa Água&Floresta. Vou falar de direito (que é a especialidade da nossa presidente/advogada Maria Helena) e de animais (paixão da nossa amiga/bióloga Fernanda Abra). Essa também é uma homenagem à minha amiga Laura, relações públicas como eu, e que agora está estudando direito, já pensando em fazer sua monografia de conclusão de curso voltada aos direitos dos animais.



Li uma expressão no site "Direitos Animais" (http://www.direitosanimais.org/) super interessante: "animais não-humanos". Claro!!!! Porque nós também somos animais!!!!! A diferença é que nossa racionalidade faz com que sejamos aptos a estudar, criar, interagir e ... MATAR em larga escala outros animais!



No dia 25 completei 2 meses sem ingerir nenhum tipo de carne, nem um presuntinho, um baconzinho na farofa, um patezinho de peito de peru, nada. Foi um processo difícil, pois sempre gostei MUITO de comer carne, mas sempre que eu lia informações a respeito dos maus-tratos provenientes da produção em larga escala de aves, suínos, bovinos, etc, me sentia culpada e até incoerente, afinal trabalho no Vidágua desde 2000... Então, por ideologia e contando com o apoio de diversos amigos que compartilham deste modo de vida, tenho conseguido superar bem a ausência desse alimento. Tenho muito o que melhorar! Não consigo deixar os queijos e iogurtes, por exemplo, mas tudo é um processo...



O abate para consumo é um tipo de crueldade contra os animais, mas existem outras que são ainda piores, pois têm seu fundamento não na alimentação, mas na diversão ou completo descaso. Animais em circos, em rodeios ou em touradas são completamente explorados. Pior: com justificativa de que essas atividades geram empregos e são fruto da "cultura" de determinados povos, e que ao longo do tempo foram desenvolvidas técnicas para que o sofrimento dos animais seja reduzido. Você acredita nisso??? Que o sofrimento é reduzido? Ou que os animais devam correr o risco, por vontade dos humanos? E que tipo de animal pode se divertir com o sofrimento alheio, ou mesmo se sentir bem ao conseguir dominar outro animal???



Hoje a noite, aqui em Bauru, a Comissão de Meio Ambiente da OAB promoverá um workshop com o tema "Crueldade contra animais". O evento é gratuito e aberto ao público, boa oportunidade para as pessoas refletirem a respeito de suas ações e se mobilizarem para tentar mudar esta realidade cheia de sangue!



Em homenagem à minha amiga Fernanda Abra, que está em Portugal, segue um vídeo português que fala dos maus-tratos. As imagens são fortes, mas mostram a pura realidade! Eu estou conseguindo mudar, e você, o que tem feito para reduzir a sua crueldade contra os animais???


Um comentário:

João Gabriel disse...

É isso mesmo gente... a Ivy está certíssima nessa empreitada... parabéns pela conquista dos 2 meses moça... pode contar com o amigos que reforçamos a sua vontade quando for preciso...
Que todos sigam seu exemplo, na alimentação e na multiplicação dessas informações.
PARABÉNS novamente...