terça-feira, 21 de abril de 2009

O Índio e a Terra

Nós, a Água e a Floresta - Fernanda

Fala, povo!!
Nessa semana, não dá pra não comentar as datas ambientais de abril... Dia do Índio (19) e Dia da Terra (22).
E não dá pra não comentar uma coisa que sinto... Parece que, com o passar dos anos, estas datas se tornam menos comentadas... Será que é só impressão minha???
No caso do Dia do Índio, me parece que o enfoque nas matérias de jornais, reportagens de TV, é sempre o mesmo... Os reporters vão em uma tribo (próximo a cidade...) entrevistam os índios, mostram o artesanato, mostram uma dança típica e pronto! Comemorado o dia do Índio!
No caso do dia da Terra então, piorou... Na maioria dos veículos de comunicação, nem aparece nada... É uma data que não entrou ainda no calendário da mídia.
Tem tanta coisa que pode ser mostrada, vários ângulos que podem ser enfocados, inclusive juntando estas duas datas.
Porque não visitar uma tribo e conversar com gerações diferentes? Entrevistar o mais idoso e também um índio adolescente, ou aquele que está na faculdade, comparando como era e como é hoje a vida na tribo e o contato com o "homem branco"??
A Tv Cultura está exibindo uma série muito legal, "A'Uwe" (que significa Povo Indígena na lingua xavante) que mostra sob diversos temas a vida, os costumes e a interação dos índios com a floresta, com outros povos, com os animais... É muito legal e alguns programas são produzidos pelos próprios índios. Passa de domingo, as 18 horas, na TV Cultura, com reprise na quarta -feira, e é apresentado pelo ator e produtor orgânico Marcos Palmeira.
No endereço abaixo, tem mais informações sobre o programa e dá para acessar os vídeos.
http://www2.tvcultura.com.br/auwe/index.aspx

Bjs e inté....
E que amanhã tenhamos um Feliz dia da Terra!!!!!

Nenhum comentário: