quarta-feira, 29 de abril de 2009

Retrocedendo

a estrada vai além do que se vê...

É impossível o assunto da crueldade contra animais passar batido esta semana. A exemplo da Ivy e Maria Helena, terei também que tecer alguns comentários sobre a questão da crueldade contra animais, que não é área de atuação do Vidágua e também não era meu foco enquanto jornalista ambiental, não era...

Aprendi muito no workshop de segunda-feira, com pessoas extremamente apaixonadas por bichos e conhecedora dos seus direitos. É crime maltratar os animais, não é admitida sua exploração, como a própria lei diz, e a Maria Helena bem comentou, no entanto, ainda estamos na idade da pedra, usufruindo dos animais em beneficio próprio ou pior, maltrando os bichos para nossa diversão! como é o caso dos rodeios, vaquejadas, farra do boi, touradas. E não há desculpa de tradiçao cultural, porque não podemos explorar e matar um ser em nome da cultura, porque daí a própria conceitualização de cultura deve ser colocada em xeque. E como bem lembrado no workshop rodeio é norte-americano...e o que está fazendo no Brasil? gerando emprego e renda? economia? para quem? é um exibicionismo puro e cruel que só serve para encher o bolso de empresários e marcas de cerveja. Pode pesquisar! http://www.vidavegetariana.com.br/
Como também lembrou a Fernanda em um dos seus posts, o boi não pula de alegria ou porque gosta, ele pula porque sente dor e muita dor!

Outra informação do workshop que me deixou bastante intrigada e preocupada, mas faz todo o sentido, foi a constatação, segundo pesquisas, que o perfil de quem maltrata animais é o mesmo de quem comete violência doméstica. Ou seja aquele que crucifica o gato e retira suas entranhas (como aconteceu em Bauru) é o mesmo que vai violentar os filhos e a esposa dentro de casa. Ou fora. Que tipo de homem, ser superior, estamos nos tornando? Cada vez mais insensivel, que acha normal torturar animais, sacrificá-los em nome de diversão. É esta insensibilidade que nos leva a não nos incomodarmos mais com a agressão contra crianças ou ficarmos inerte perante mais uma notícia de pedofilia, como bem ressaltou no evento a Lola da Uipa (União Internacional de Proteçao ao Animais).

Não vemos muitas denúncias nem notícias sobre crueldade contra animais na mídia, porque isso não é considerado absurdo pauta para reportagens, mesmo porque eventos como rodeios atraem muita publicidade!!! mas o Vidágua estava no evento e podem conferir a matéria da nossa estagiária no site http://www.vidagua.org.br/ no link boletim!

A idéia é não parar na discussão. Queremos mobilizar um grande número de bauruenses para efetivamente acabarmos com o rodeio na cidade e vamos formar um grupo para discutir também o combate a outras formas de crueldade. A tantos outros problemas relacionados como o tráfico de animais, a vivissecção (dissecar animais vivos para testes e pesquisas), testes de medicamentes e cosméticos em bichos, cavalos de carroças, uso de pele e couro em roupas e acessórios, e por aí vai.

Se é verdade que a civilização de um povo se mede pela maneira como tratam os animais, estamos em permanente retrocesso...

Forte abraço

Um comentário:

Fernanda Abra disse...

Nossa como estou feliz por essas novas discussões!
Vamos sim, fazer um bom trabalho, vamos mobilizar, informar e fazer a diferença!
Dei trabalho pro um amigo meu em Madrid, vi uma mulher experimentando um casacão de pele numa peleteria, bati no vidro, fiz uns gestos e ele me arrancou pelo braço!
Poxa, depois eu conto!