segunda-feira, 4 de maio de 2009

Um basta às queimadas!!!!

Políticas pela preservação da Água&Floresta - Ivy





"O Corpo de Bombeiros de Bauru registrou, apenas ontem, 90 solicitações de combate a fogo em mato, das quais 15 foram atendidas pela corporação." - Jornal da Cidade, 04/05/2009

Preciso como um relógio. Chega o mês de maio e as cidades são envoltas em fumaça. Fogo nas matas, nas esquinas, nos terrenos baldios, fogo para todos os lados. A desculpa quase sempre é a mesma: "meu avô já fazia isso", "onde vou jogar esse mato depois da capina?", "é só atear fogo e o mato cresce verdinho"...

Será que aqueles que usam esse tipo de argumento já pararam para pensar no lado negativo das queimadas??? Citando alguns dos impactos é possível formar um cenário terrível, onde o "incendiário" prejudica a saúde, a infra-estrutura urbana, a segurança e os recursos naturais.

1. Saúde: os problemas respiratórios são agravados neste período, fazendo com que postos de saúde e pronto-socorros fiquem lotados, especialmente por crianças, que precisam fazer inalação.

2. Infra-estrutura urbana: o fogo muitas vezes atinge fiação elétrica e postes, prejudicando a população que vive nos arredores do foco de incêndio.

3. Segurança: a fumaça que se forma em vias e rodovias atrapalha os motoristas, podendo causar acidentes.

4. Recursos naturais: o fogo mata animais e plantas! Mesmo quando ele é ateado em área urbana, mas atinge praças ou terrenos baldios, as árvores e os pequenos animais e insetos são prejudicados. Isso sem contar no impacto das emissões de gases de efeito estufa lançados na fumaça!

Todos temos a obrigação de alertar as pessoas próximas sobre quão negativas são as QUEIMADAS! Descobri uma página eletrônica que fala sobre o assunto e dá algumas dicas do que cada um de nós pode fazer para reduzir o problema: http://www.queimadasurbanas.bmd.br/down.htm. Acessem!!!

Para encerrar, assistam o vídeo abaixo, ele foi feito de maneira amadora, e mostra uma cidade no Mato Grosso vista da janela de um prédio. Você reconhece a sua cidade nesse vídeo?

Até a próxima semana!!!



Nenhum comentário: