segunda-feira, 11 de maio de 2009

VIVA O CERRADO!!!!!!!!!!!!!!

Políticas para preservação da Água&Floresta - Ivy

Finalmente um sonho antigo do Vidágua se tornou realidade: na semana passada, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou a lei de proteção do CERRADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Esse bioma, tão rico e tão negligenciado, não tinha nenhum tipo de proteção, nem de Estados, nem de Governo Federal! Aqui em SP, resta menos de 1% de sua cobertura original, ou seja, estamos em vias de extingui-lo!!!!!!

Na página eletrônica do Vidágua é possível conhecer o projeto desenvolvido em 2005 com o nome "Estratégias para a Conservação do Cerrado Paulista a partir da mobilização da sociedade civil", inclusive com a realização de uma audiência na Assembléia Legislativa, quando foi protocolada minuta de projeto de lei com conteúdo similar ao texto aprovado.

Além de ser uma legislação pioneira, esta lei traz aspectos extremamente importantes para a preservação e recuperação do bioma. Por exemplo, os municípios que têm menos de 5% de vegetação nativa preservada deverão obedecer as mesmas regras de uma área em estágio médio de regeneração, mesmo quando a área for de estágio inicial. O que significa isso? Uma área que ainda está em formação será tratada como uma área já consolidada quando o município for carente de áreas vegetadas!

Outro aspecto interessante é que a classificação da fisionomia da vegetação irá considerar um histórico de 10 anos, ou seja, áreas que foram degradadas por fogo ou outras ações antrópicas serão caracterizadas pela sua forma original.

Para finalizar, áreas que tiverem autorização para corte deverão ser compensadas com a preservação de área duas vezes maior ou recuperação de área quatro vezes maior, sempre com espécies de Cerrado!!!!!

Para que vocês tenham a noção da importância do Cerrado, assistam nosso vídeo, "Cerrado - o berço das águas":



Estamos MUITO felizes e compartilhamos com VOCÊS essa alegria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Uma ótima semana!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: