sexta-feira, 15 de maio de 2009

Campanha contra o desperdício

Dani em Mitos e Meios Ambientes

Uma campanha divulgada por uma ONG ambiental me chamou atenção por sua “originalidade”. Para reduzir o desperdício de água, eles encorajam as pessoas a fazerem xixi durante o banho. De acordo com a SOS Mata Atlântica podemos economizar em média 12 litros de água diários (o equivalente a uma descarga) ao adotar essa prática. A campanha tem um site, www.xixinobanho.org.br , em que podem ser encontrados muitos dados a respeito do desperdício de água e tem como "garoto-propaganda" um sapo. "Usamos o sapo porque ele é um bicho que só consegue viver onde tem água limpa. Se a água está contaminada, ele morre", afirma Malu Ribeiro, coordenadora da rede das águas da SOS Mata Atlântica.
Pode parecer engraçado, ou para algumas pessoas, anti-higiênico, mas se a idéia é chamar atenção para o desperdício, eles estão conseguindo. "O que a gente quer é provocar, é mexer com a consciência das pessoas", afirma Malu Ribeiro, coordenadora da rede das águas da SOS Mata Atlântica.
Mas o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, prefere separar as duas coisas. "No meu entendimento, cada local tem a sua função. O chuveiro é um local para tomar banho, e a privada é um local que possui a sua função específica".
O que importa mesmo é o consumo consciente! Não precisamos fazer xixi no banho para economizar água! Que essa idéia sirva apenas para despertar nas pessoas a consciência ecológica!
Texto baseado em artigo publicado no WWW.g1.globo.com

Nenhum comentário: