terça-feira, 19 de maio de 2009

O que é certo é sério...

Nós, a Água e a Floresta - Fernanda

Fala, povo!!

Outro dia, em uma conversa com amigos, surgiu o papo sobre aquele quadro do Fantástico “Mudança geral”. A idéia é um tipo de reality show, onde uma família é confrontada com seus hábitos, para que se tornem mais ecologicamente corretos...
A causa é nobre, mas não sei se concordo com a forma...
Mostram os erros de forma engraçadinha, as vezes até sem dar muita importância ao erro em si. Como no caso do banho, onde o menino disse que chegava a tomar banhos de mais de uma hora!!
E, na minha opinião, fixa muito em mostrar as dificuldades em se tomar as atitudes corretas.
Concordo que está passando as informações de forma clara e correta, mas acho que um pouquinho mais de seriedade seria mais produtivo.
Os meios de comunicação ditos de massa (TV e rádio) tem um poder muito grande de disseminar informações de forma rápida e direta. E esse poder muitas vezes não é usado de forma tão clara assim.
Talvez a linguagem do programa não permita que o tema seja tratado de forma mais séria, mas poderiam aproveitar a oportunidade do quadro (e o dinheiro que deve ser gasto para a produção dele) para mostra com mais ênfase as atitudes corretas e fáceis, que todos podem ter no dia-a-dia par preservar os recursos naturais que usamos e desperdiçamos.
Muitas vezes usar o humor é uma forma de atingir a opinião pública de forma mais rápida.
Mas entendo que o desperdício de nossos recursos naturais é um tema que já está na mídia e pode ser tratado de forma mais clara e séria.


(desculpem o tom, mas estou meio borocoxô...)

Bjs e inté

Nenhum comentário: