quarta-feira, 6 de maio de 2009

Participação

Ainda com medo da gripe...

Começaremos esta semana as filmagens do Curta Ambiente. Estaremos em campo quinta e sexta-feiras com dois grupos de alunos de escolas públicas que vão abordar saúde pública e erosão, respectivamente. Estou muito ansiosa com este projeto, com o envolvimento e interesse dos alunos, é tudo bastante novo e emancipatório: colocar os alunos como produtores e protagonistas, com verdadeira capacidade de decisão sobre o que querem mostrar em seus documentários. Um processo altamente participativo, desde a concepção, planejamento e agora execução...

Nem lembro se comentei aqui, mas este semestre estou ministrando a disciplina de Planejamento Participativo para uma turma de Relações Públicas da Unesp. Está sendo extremamente satisfatório porque estou aprendendo muito, teoricamente. Sempre falamos e cobramos participação, principalmente para solução dos problemas ambientais, mas pouco entendemos deste conceito.

Os discursos mostram que a participação é uma responsabilidade e um dever do cidadão em aspectos públicos e privados. Mas quem a pratica de fato?

De acordo com a etimologia da palavra, participação origina-se do latim "participatio" (pars + in + actio) que significa ter parte na ação. Mas para ter parte é preciso conhecer e ter acesso ao agir, na maioria das vezes, de forma voluntariosa. Atualmente, a participação traz uma abordagem, inclusive, de empoderamento, com ênfase na autonomia da tomada de decisão de comunidades, associações, grupos da sociedade civil em espaços de discussões e deliberações como conselhos e fóruns. É bom ter em mente que para participar é preciso sair da zona de conforto, enfrentar resistência e diferenças de forma perspicaz.

Sempre ressalto para meus alunos que a pseudo participação pode ser um poderoso instrumento de manipulação, como os grupos que pregam a participação apenas para respaldar as próprias decisões. Não é isso que queremos nas questões ambientais, onde o envolvimento não é só importante, mas primordial para a mudança de comportamento. E para a preservação da água e floresta.

Bom, estou aprendendo a participar e propiciar a participação. É sempre uma troca!

ah e demorei, mas estou no twitter, bem timidamente: KatariniMiguel

Nenhum comentário: