sexta-feira, 22 de maio de 2009

Palavras fortes alimentam a espera...

Saulo em "Mitos e Meios Ambientes"

Olá pessoal! 

Há 17 dias o mundo foi mais uma vez abençoado com outra nota de esperança dos EUA. 
Navegando pela seção de meio ambiente do Estadão eu tive a infelicidade de ler e perceber que o mandato Obama não passa da mesma farinha do mesmo saco da era Bush. 
O governo dos EUA apresentou à ONU um documento no mínimo interessante. 
A máscara do Obama como messias está finalmente começando a cair.... Para quem acompanhou, como é possível não se lembrar de seus discursos em que ele defende a redução dos gases do Efeito Estufa?
Pois é minha gente. Conto de fada é só conto de fada e mais nada. O documento apresentado procura substituir o protocolo de Kyoto - que já não vai durar muito mais tempo(2012) -, e diz que os EUA querem um acordo internacional "forte" fundamentado em metas robustas e ações ambiciosas, o que quer dizer que o Papai Noel estará abastecendo sua carroça de renas no dia 23 de dezembro e distribuindo presentes em cada chaminé no dia 24, sem falta.

O documento não traz meta alguma, só uma proposta vazia, como sempre. É muito fácil dizer metas robustas, ações ambiciosas. QUE metas robustas? QUE ações ambiciosas?
Por um lado, muita gente querendo verdadeiramente deixar um mundo melhor para as futuras gerações. Por outro, o governo mais poderoso do mundo contando piadas para a ONU, que é somente um clube para debates, com praticamente zero de força decisória. O duro é o povo ficar fingindo que acredita que os governos algum dia decidirão alguma coisa em prol do planeta. Os países só podem decidir por nações ainda maiores, chamadas corporações. 

A frase que a Fer postou dá o que falar... Na teoria, todo mundo(ou quase todo mundo) está querendo deixar um mundo melhor para as crianças. E as crianças estão crescendo sem muito saber para onde estão indo com suas ambições, com suas perspectivas fragmentárias herdadas dos pais. Estas mesmas crianças é quem irão liderar as mesmas ambiciosas corporações que colocam os governos no chinelo para prometer futuros melhores. 

Ser ambicioso, egoísta, e desinteressado com o mundo não é a nossa natureza. Sermos assim é o nosso comportamento herdado e aprendido com o ambiente ao nosso redor. Precisamos mudar o cenário. Mostrar que um ecossistema em equilíbrio é possível e que com um sistema assim todos ganham. 
Prometer metas robustas é um insulto aos seres pensantes. É preciso que as vozes desses farsantes se tornem somente um eco distante de idéias errôneas. Eles servem para desbalancear ainda mais as diferenças. São máscaras robustas! Para manter as diferenças é preciso dessas máscaras cheias de requinte. 

Que as nossas crianças sejam cada vez mais instruídas de que somos muito mais semelhantes do que diferentes, já que isso é um passo importantíssimo para mudarmos o cenário e nossos comportamentos, e cuidarmos bem do planeta. 

Abraço a todos!

Nenhum comentário: