segunda-feira, 20 de abril de 2009

Salve a Terra!!!!!

Políticas para a preservação da Água&Floresta - Ivy

Olá pessoal!!! Depois de ler o post da Fer lá da "terrinha", não podia deixar de postar só por ser feriado, né??? Estou aqui em Socorro, no Circuito das Águas Paulista, onde turismo e meio ambiente estão intimamente ligados. A região é maravilhosa, com muita vegetação por onde os turistas passam (apesar das estatísticas apontarem a existência de 4% de remanescentes florestais), rios com corredeiras próprias para rafting, cachoeiras, etc.

Uma coisa une Socorro à Mafra: o discurso da sustentabilidade pode ser verificado em ações práticas, no ecoturismo em um e na energia eólica no outro. Nos dois casos, temos um grande beneficiado: o Planeta Terra. Esta nossa CASA sofre todas as consequências das nossas atitudes, e mesmo assim é forte e luta para manter seus "filhos" bem aconchegados. Encontrei um vídeo no You Tube, que compartilho com vocês logo abaixo, e mostra desenhos de crianças na faixa dos 10 anos, mescladas à imagens de alerta para a situação em que nos encontramos atualmente. Eu me lembro de ter feito vários trabalhos na escola, entre os anos 80 e 90, sobre meio ambiente, e a Terra sempre estava no foco dos cuidados. Depois de adulta, trabalhando no Vidágua, fui aprendendo como essa discussão se desenrolou ao longo da história...

No século XIX, em 1857, uma carta ficou muito famosa no mundo todo, com a mensagem de um chefe indígena de uma tribo norte-americana: a carta do Chefe Seattle. Na época, o governo norte-americano queria adquirir terras que eram dos índios há gerações para usá-las dentro dos padrões de desenvolvimento, com o crescimento das cidades e exploração dos recursos naturais. Na sua sabedoria, o chefe nos dá uma lição sobre como dependemos da Terra para nossa sobrevivência. "A Terra não pertence ao Homem, mas o Homem pertence à Terra", diz ele. O ser humano foi se distanciando da natureza a medida que tentou dominá-la, e agora está sentindo os resultados dessa dominação.

Algumas iniciativas surgem para alertar as pessoas sobre a necessidade da mudança de comportamento. A ONU criou na década de 70 o Dia da Terra, comemorado em 22 de abril. Aqui no Brasil, poucos conhecem esta data, mas no mundo todo acontecem festividades pela Terra, promovendo reflexões sobre o assunto.

No fundo, a existência de uma data para comemorar o dia da nossa mãe Gaia (outro nome para a nossa Terra, a partir das teorias de James Loveloke) não é a solução dos nossos problemas. Discussões, teorias, manifestações, tudo isso vem acontecendo há muito tempo, antes mesmo do Chefe Seattle. Passou do tempo de transformarmos o discurso em AÇÃO!!!!

Por isso, neste dia 22 de abril e em todos os dias do ano, SALVE A TERRA!!!! O que você tem feito para salvar a nossa CASA???

Nenhum comentário: