quarta-feira, 15 de abril de 2009

Qual a verdade?

Katarini em ComunicaçãoMídiaAmbiente&Diversidade

nos meandros da cobertura ambiental...tenho uma dissertação para terminar

Como é complicado ter notícias isentas sobre a questão ambiental, não? É dificil avaliar qual a verdade, se é que ela existe... e entender realmente nosso papel. O Programa ATITUDE, produzido aqui pelo Vidágua, pela nossa gigante equipe de comunicação, e veiculado na rádio Unesp (105,7MHZ) vai tratar a partir da semana que vem da temática Comunicação Ambiental, mais especificamente sobre a relação mídia e meio ambiente, o tratamento dado à questão ambiental nos jornais, TVs e internet.
O convidado da série é o professor e jornalista Wilson Bueno, crítico lúcido e feroz da noticiabilidade sobre meio ambiente: espetacular, rasa, catastrófica e principalmente, comprometida com setores altamente degradantes, corruptos, mas que se transvestem com uma "aura"de compromissados, fazendo uso do tal marketing verde. Ele desvenda as distorções de conceitos que nos são passadas de forma natural pelos veículos de comunicação, e acabamos absorvendo, sem criticidade. Por exemplo, os jornais teimam em colocar que plantação de eucalipto é reflorestamento, é floresta em pé! Pasmem! desconsideram toda a diversidade que pressupõem uma floresta... Como lembra o professor eucalipto é lavoura! é plantado exclusivamente para produção! mas é dificil a mídia entender? ou é vantajoso colocar como as empresas são boazinhas e comprometidase e estão fazendo sua parte com o plantio de eucalipto?
Ontem, mais uma contradição, desta vez entre os veículos. O Estadão publicou: "Moratória da soja não é cumprida", e comentou que as empresas que se comprometeram a não adquirir soja de terras desmatadas da Amazônia tinham desrespeitado o acordo, entre elas a Bunge e Cargill. Mas no Jornal da Globo a notícia foi outra: Sim elas cumpriram o acordo! e contribuiram, inclusive, na redução do desmate, e agora? Está nas edições de ontem, podem conferir.
Nós, enquanto meros receptores, temos que ter discernimento e não acreditar nos cordeirinhos...
Para entender um pouco mais sobre a questão, ouça o ATITUDE , na Unesp FM (105,7MHZ) às segundas, quartas e sextas, 9h30, 14h30 e 21h30. Pela net também: radio.unesp.br
Forte abraço e vem mais um feriado por aí!

Um comentário:

Anônimo disse...

Essas contradições noticiosas são realmente a prova de que tudo depende do ponto de vista, de por qual lado se quer enxergar, né?
Adorei!

Neto Tobis