sexta-feira, 24 de abril de 2009

Resultados do aquecimento Global

Dani em Mitos e Meio Ambiente

Que o clima está mudando todo mundo sabe. Um dos assuntos mais comentados no mundo de hoje, fora a crise econômica, são as mudanças climáticas. Antes se discutia o que o aquecimento poderia causar, mas hoje estamos sentindo na pele suas conseqüências.
Um dos papéis das florestas que é o de atuar como filtros gigantes de carbono está sob o risco de "ser totalmente perdido" é o que diz um relatório feito por alguns dos maiores cientistas florestais do mundo.“Normalmente, pensamos nas florestas como 'freios' do aquecimento global...Mas nas próximas décadas, os danos provocados pelas mudanças climáticas podem fazer com que as florestas comecem a liberar uma enorme quantidade de carbono, criando uma situação em que elas contribuirão mais para o aceleramento do aquecimento do que ajudarão a reduzi-lo." disse à BBC Risto Seppala, do Instituto de Pesquisa Florestal da Finlândia e presidente do painel de especialistas. E acrescenta: "A única maneira de assegurar que as florestas não sofram danos sem precedentes é conseguir fazer uma enorme redução nas emissões dos gases de efeito estufa".
As descobertas serão apresentadas no Fórum da ONU sobre Florestas, e estão sendo descritas como sendo a primeira avaliação mundial da capacidade das florestas se adaptarem às mudanças climáticas.
O que não podemos esquecer é que as florestas não têm somente esta função (de filtro!). Elas são responsáveis por inúmeros benefícios aos seres vivos. Elas são as principais responsáveis pela preservação das nascentes dos rios, pelo equilíbrio ecológico de várias espécies vegetais e animais, pela conservação dos solos (deslizamentos de terra são freqüentes em áreas não preservadas) e influências climáticas...
Esperamos que os participantes do Fórum levem tudo em consideração e que a última frase dita por Seppala prevaleça.

Nenhum comentário: