quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

As mudanças que precisamos!


Olá pessoal!


Gostaria de compartilhar com vocês um trecho interessante de um livro que estou lendo:
Educação Ambiental - principios e práticas (Genebaldo Freire Dias)


"Não se pode entender o mundo atual por meio do processo educativo vigente. Precisamos moldar um processo educacional diferente, voltado para libertação, para a compreensão do todo, para a participação, ação, mudança e reconstrução! O ser humano precisa reeducar-se, perdido que está no emaranhado dos interesses econômicos e políticos que geram um modelo baseado no lucro, no consumo crescente, na espoliação generalizada dos recursos naturais e na exploração das pessoas.

Não é que o problema básico seja a pobreza. Ela é apenas consequência da adoção de um modelo de "desenvolvimento" que produz exclusões, que produz concentração de riquezas. O alto padrão de consumo de energia e de outros recursos naturais das nações ricas produzem impactos negativos ainda maiores. Estima-se que a energia gasta para manter as necessidades diárias de consumo de apenas um bebê americano daria para sustentar 13 brasileiros, ou 35 indianos ou 280 haitianos!"


É incumbência da Educação Abiental empregar novos métodos a respeito da concepção de desenvolvimento sustentável e valores sócio ambientais. O consumo exacerbado que acompanha o modelo desenvolvimentista atual tem causado grandes impactos ambientais, os recursos naturais estão se exaurindo e já era a hora de acordamos para novos costumes, novas atitudes, novas idéias....

Enfim, um novo mundo....


Abraços efusivosssssssss a todos!
Até a próxima!!!

Nenhum comentário: