quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Conhecimento de Pescador e Pesquisador

Katarini em ComunicaçãoMídiaAmbiente&Diversidade
Me preparando para a qualificação...

Amanhã vou me qualificar para o mestrado, se tudo der certo, e ser pesquisadora, mestre em comunicação midiática, mas o que isso significa? Nada! se eu não puder dar relevância social à minha pesquisa. No meu caso faço análise da cobertura ambiental midiática, e busco sinalizar para a qualificação do debate ambiental na mídia e consequentemente na sociedade...não preciso justificar o quanto é importante uma pessoa compreender a questão ambiental, seu papel na conservação da natureza, seus deveres e direitos a um ambiente equilibrado, mas para isso é preciso estar bem informado.

No meu post passado comentei sobre o conhecimento de pescador e como é importante termos a integração com as comunidades, não só para se apropriar do conhecimento, mas também para conhecer in loco suas problemáticas, discutir soluções e contribuir de fato para o desenvolvimento sustentado do trabalho seja de pescador, ribeirinho, quilombola. Está em voga as pesquisas sobre o Conhecimento Ecológico Local, entrevistas com comunidades e pescadores, feitas, geralmente, por pesquisadores e acadêmicos que precisam complementar seus conhecimentos. E esta integração do conhecimento pescador/pesquisador é fundamental. Você conhecer, participar, estar inserido e envolvido com seu objeto de estudo deixa a pesquisa mais relevante, interessante e funcional.

A Água&Floresta podem ganhar muito com isso: unindo os conhecimentos pela preservação. O pescador que conhece a água, as marés, os pescados; o pesquisador que conhece cientificamente a importância da vegetação e métodos de conservação; e por fim, o jornalista e a mídia, que pode divulgar os projetos e os problemas de maneira contextualizada e comprometida.

Acho que é mais ou menos isso
Me desejem sorte!
Na foto, um momento de conhecimento ecológico local do projeto Meros do Brasil...Na Bahia

Nenhum comentário: