sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Estado de alerta

Mitos e meio ambiente

"O aquecimento global no decorrer deste século será mais grave do que se acreditava até agora" é o que afirma Chris Field, membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, sigla em inglês). Para saber mais sobre o assunto acesse: www.portaldomeioambiente.org.br/

Vimos uma amostra do que pode acontecer com o incêndio que devastou o sul da Austrália. Especialistas dizem que isso serve de alerta e prenúncio das mudanças climáticas. Mais de 180 pessoas morreram, um milhão (aproximadamente) de animais não conseguiram fugir do calor do fogo e mais de 400 mil hectares de florestas foram queimadas. O fogo foi alimentado pela onda de calor e pelo vento. A temperatura atingiu o recorde de 46,4 graus Celsius.

Propostas para diminuir a emissão de carbono existem, mas são insuficientes para que se obtenham resultados satisfatórios e imediatos. Um encontro internacional está sendo promovido pelo Pnuma em Nairóbi, Quênia, para o debate de vários assuntos em relação à globalização para o meio ambiente.

Segundo Achim Steiner, diretor do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) ,"a mudança climática bem pode ser um acontecimento mais importante do que aquilo que está acontecendo em Wall Street. .... Socorros bilionários foram mobilizados em semanas, mas a resposta à mudança climática tem sido letárgica” (FSP 17/02 Ciência p.12).
O meio ambiente está pedindo socorro há muito tempo e agora pelo jeito ele cansou de esperar!

Um grande abraço,
Dani

Nenhum comentário: