quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Conhecimento de Pescador

Katarini em ComunicaçãoMídiaAmbiente&Diversidade

Voltando pra SP...

Estou correndo pra variar... Mas primeiro quero parabenizar o Programa Mata Atlântica pela super oficina de bioarquitetura que infelizmente não pude acompanhar in loco.

Estive esta semana desenvolvendo o trabalho com o Instituto BioAltântica em Paraty e Angra dos Reis, RJ. Lugares de paisagens incríveis e um forte movimento de pescadores e é isso que quero ressaltar bem sucintamente neste instantâneo post.

Nos trabalhos com o Mero (www.merosdobrasil.org) e agora com o IBio estou tendo muito contato com mar e consequentemente, com pescadores...coisa super distante para quem está a mais de 500 km do litoral. E vejo como é importante e urgente ter contato com este conhecimento tradicional.

Uma das profissões mais antigas do mundo é o pescador artesanal, aquele que compreende a natureza, sabe onde deve ir com o vento, as marés, o sol e garante a diversidade de peixe na mesa. Mas eles, assim como outros povos tradicionais, sofrem uma pressão imensa do tal desenvolvimento econômico, de grandes empreendedores, do governo e das próprias ONGs, que na maioria das vezes, só trazem mais trabalho para eles e não a solução.

E o mais intrigante é que também não vemos estas categorias contempladas pela mídia...Minorias que realmente têm informação e podem contribuir com o entendimento da questão ambiental e ter seus problemas também expostos e compartilhados. Porque, pra mim, sinceramente, pesca artesanal era, em sua maioria, atividade de lazer. Ledo engano. Existem aqueles que tiram toda sua sobrevivência do mar, sem grandes máquinas ou barcos super potentes.

Precisamos entender melhor isso. Eu estou tentando

Pra começar tem um estudo disponível no site do Meros, sobre a contribuição do Conhecimento Ecológico Local para as Áreas Marinhas Protegidas. Vale a pena conferir, no link publicações.

Ainda quero estender este assunto

Mas agora preciso voltar pro Cerrado...


Nenhum comentário: