quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carnaval da Consciência

Katarini em ComunicaçãoMídiaAmbiente&Diversidade
depois de rasgar a fantasia...

Dizem que o ano, no Brasil, só começa realmente depois do Carnaval, portanto, contagem regressiva para a maratona de 2009... acho que dia 2 de março começa então?

Vamos lá: Carnaval pode até ser alegria, com muitos exageros, desgates e falta de consciência ambiental, mas a crise deste ano trouxe alguns alertas e métodos mais econômicos e racionados para produzir a folia, principalmente nas escolas de samba, que chegam a gastar R$13 milhões para a apresentação de um único dia... Reportagem do Estadão mostrou que as penas de aves, tiveram que ser substituídas pelo sintético e reaproveitamento de materiais similares, as saias foram encorpadas com garrafas pet e os gastos tiveram que ser cortados, dando margem para a criatividade e para a preservação ambiental, mesmo que forçosamente. vale a pena conferir:
carnaval do Rio - http://www.estadao.com.br/geral/not_ger328315,0.htm e de SP - http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090222/not_imp328170,0.php, driblando a crise com consciência.

E tem mais. Pela primeira vez, uma escola de Samba, a Viradouro, compensou toda sua emissão de gás carbônico, devidamente calculadas, com o plantio de árvores.

Por outro lado, há a visão do jornalista ambiental Adalberto Marcondes, que a crise não atrapalha os festejos e os exageros, no blog da Envolverde, visão leve e bem-humorada: http://leitorenvolverde.blogspot.com/2009/02/o-carnaval-da-crise.html

é isso, diversão sim, mas com consciência, principalmente quando se refere aos nossos dois recursos primordias: a Água e a Floresta.


Andamos meio parados no blog e ausentes para a folia momística!!! mas estaremos de volta com tudo, contando com a integração dos interessados. Forte abraço!

Nenhum comentário: