terça-feira, 7 de abril de 2009

Dividindo a casa

Nós, a Água e a Floresta - Fernanda

Fala povo!!!
Tem tanta coisa acontecendo, tanta coisa na minha cabeça, que tá difícil concatenar as idéias e escrever um texto que não seja muito extenso...
Lendo os textos da Dani e da Fer da semana passada, apesar de aparentemente não terem muito a ver um com o outro, eles estão muito ligados e seus motivos e consequencias são os mesmos.
A Dani fala do consumo desenfreado dos recursos naturais e das consequencias para os seres humanos de fenômenos naturais e catastrofes climáticas. E a Fer nos mostra números preocupantes com relação a extinção de espécies em nosso planetinha... Tudo a ver!!!!
Infelizmente, o que vemos é que a presença do homem na Terra é desastrosa.
Nós consumimos tudo, usamos e abusamos dos recursos naturais, e não conseguimos enxergar que os maiores prejudicados somos nós mesmos!
Em um de seus posts, a Katarini disse que não acredita na "teoria" de que o planeta está se vingando dos seres humanos...
"Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay..."
Não sei se seria uma vingança, mas que estamos levando uma surra da nossa casa, ah estamos.
E estamos levando outras espécies pro buraco junto. Aí é que está a injustiça.
Como estamos todos na mesma "bolha", dividindo terra, ar, água, quando um destes elementos entra em crise, todos os habitantes do planeta sofrem as consequencias.
Quando o homem dá uma de Senhor da Terra, ele afeta todas as espécies que dividem a casa com ele.
É nisso que temos que pensar... É contra isso que temos que agir!

Bjs e inté

Um comentário:

Saulo disse...

Existe realmente uma extração bem grande de recursos da Terra. Mas o ponto negativo não é que se extrai muito, mas sim o que SE FAZ com o que se extrai. Quando recursos abundantes do planeta viram interações monetárias, aí está o problema. Porque quem tem recursos(a palavra aqui, obviamente, significa dinheiro) para adquirir recursos(aqui, obviamente, significa os abundantes materiais da Terra que NÃO pertence a ninguém, mas sim de todos) paga o que for para usufruir da matéria que deveria ser direito de todos. A nossa maneira de viver na Terra tem que estar de acordo com a capacidade da Terra, e não de acordo com a nossa opinião de como achamos que devemos tratar dela.
A Terra tem muita abundância, mas a abundância DA sociedade está restrita à oferta e demanda. A abundância da sociedade é a escassez. A terra é abundante, mas o mecanismo da sociedade é a escassez, porque só é possível ter lucro se eu disser que tem pouco produto no mercado. Se tiver matéria prima em abundância, então minha empresa vai falir. Qual será o sentido? Eu ouvi dizer que existem vários casos de mineradores que encontraram fontes inacreditáveis de ouro e diamante, e que simplesmente destruíram esses recursos pra manter os preços altos.

A presença do homem é desastrosa para si mesmo, mas não para a Terra. A Terra tem uns 5 bilhões de anos, a nossa sociedade humana tem uns 10 mil anos. Tem gente que diz que é impossível que nesses quase 5 bilhões de anos só tenha existido a nossa doentia sociedade, que se restringe aos últimos milhares de anos. É bem provável que tenha existido muitas e muitas outras civilizações que se auto destruíram, e olha o mais incrível: a Terra continuou!!

A gente tá fazendo muita merda, só que a merda volta pra nós. O planeta não está nem aí para a humanidade e a qualquer momento ele pode colocar os picos das montanhas no fundo dos mares e o fundo dos mares nos picos das montanhas como já fez muitas vezes sem aviso prévio.
Sim, acredito que fazemos parte de um todo que é interdependente, no entanto a interdependência só é real quando se usa a inteligência pra ver - além dos interesses próprios - que a Terra, com todo a sua grandeza, está aí pra fazer a sua parte nos dando os recursos dela de graça! E qual a nossa parte em relação a nós mesmos? Usam recursos que a Terra deu de graça pra escravizarem os outros. Antes da nossa sociedade chegar, não existia bolsa de valores nas florestas. Os macacos não tinham caixas registradoras em suas árvores. Os elefantes não usavam cartão de crédito pra comer as plantas e as folhagens. NÃO!

Sim, pra mim, a gente tem que ajudar a ecologia da terra, mas não podemos esquecer da ecologia das interações humanas.
Antes da gente chegar, a organização dos seres vivos era ótima. Agora, não parece estar tão ótima, porque a nossa própria organização, a distribuição da abundância, a ecologia de nossas interações está totalmente distorcida.
Assim, é só o homem que não permite que haja um verdadeiro ecossistema e uma biosfera terrestre, um todo harmônico. A Terra está pronta pra isso há muito tempo.

Vingança não significa que a terra está com raiva da gente, nos mandando um monte de catástrofes. É uma simples questão de limpeza, de ecossistematizar a fim de dar uma equalizada nas nossas cucas que estão preocupadas com guerras e destruição.

Não tem nada de errado com a Terra, é o homem quem está doente, muito doente.

Nós estamos nos vingando de nossa própria ignorância...