segunda-feira, 6 de abril de 2009

O Príncipe e a Floresta


Políticas para a preservação da Água&Floresta - Ivy


Vocês já notaram como líderes mundiais, que já tiveram expressão política um dia, se "sensibilizam" para a questão ambiental? Por maior que seja o "marketing pessoal" em cima do assunto, em alguns casos esse envolvimento gera bons frutos para o mundo.


Mikhail Gorbachev, grande líder russo na década de 80, fundou a Cruz Verde Internacional (http://www.cruzverde.org/), entidade que desenvolve projetos sociais e ambientais. Al Gore é outro exemplo bem mais conhecido, popularizado após o fenômeno "Uma verdade inconveniente", documentário sobre as mudanças climáticas que lhe rendeu até um Oscar!


O mais novo líder político (pero no mucho) a se envolver com a temática ambiental é o Príncipe Charles, que visitou o Brasil recentemente (olha só a foto, Charles & Camila, Lula & Marisa) e tem demonstrado interesse na preservação das florestas. No encontro do G-20, ocorrido na Inglaterra na última semana, o Príncipe convocou uma reunião com os líderes mundiais para propôr a criação de um Fundo Mundial para captar US$ 15 bilhões até 2020, a serem usados na preservação das florestas e combate às queimadas. A proposta foi APROVADA no meio de um encontro onde a crise financeira era o grande foco, e representa um enorme avanço nas discussões ambientais, num cenário onde o Brasil leva vantagem.


Isto porque desde o ano passado dispomos do Fundo Amazônia, que acaba de receber doação de US$ 110 milhões do Governo Norueguês, e já tem dinâmica própria para as ações de combate ao desmatamento e queimadas.


É lógico que o dinheiro previsto para os fundos ambientais são esmolas quando comparados ao montante destinado aos bancos para amenizar a crise econômica, mas já é um passo importantíssimo. Devemos estar atentos ao bom uso desses recursos, porque quantias assim são tentadoras no meio de tanta corrupção e desvios.


Obrigada ao Príncipe, que chamou a atenção desses líderes para um tom de verde que não é dos dólares, mas sim das florestas!

Um comentário:

João Gabriel disse...

Bem que o nosso Lula-lá podia fazer melhor né... e naum esperar a internacionalização da ajuda... Cadê a fiscalização companheiro?
Parabéns pelo post... mto significativo como sempre...