sexta-feira, 20 de março de 2009

Água

No domingo, dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Ele foi criado pela ONU e tem como um dos objetivos conscientizar a população sobre a importância da conservação, preservação e proteção da água.
A água (ou em termos químicos, hidróxido de hidrogênio, monóxido de di-hidrogênio ou ainda protóxido de hidrogênio) é definida como uma substância composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio ligados por meio de ligações químicas que, em condições ambientes (25 °C; 1 atm) encontra-se no estado líquido, visualmente incolor (em pequenas quantidades), inodora e insípida.
Em várias religiões essa água é considerada como purificadora, podendo citar como exemplo o Cristianismo, onde o batismo nas igrejas é praticado com água, simbolizando o nascimento de um novo ser, purificado com remissão dos pecados. Já no Hinduísmo, o rio Ganges, é personificado como uma deusa, enquanto que Sarasvatti é referido como deusa dos Vedas. Já nas religiões neopagãs, como a Wicca a água é tida como um dos símbolos da Grande Deusa, assim como o Cálice e o Caldeirão.
Deuses e deusas, em outras tradições, são mencionados como patronos locais de nascentes, rios ou lagos. A mitologia romana e grega traz Peneus como deus do rio e na mitologia Celta, Sulis é tida como a deusa das nascentes termais.
Para antigas tradições chinesas, a água era um dos cinco elementos, em conjunto com a madeira, o fogo, a terra e o metal.
Vista quimicamente, religiosamente ou como qualquer outro símbolo, todos nós sabemos o quanto ela é essencial a sobrevivência dos seres vivos. Por isso pense um pouco mais antes de desperdiçar esse recurso.
Um abraço,

Nenhum comentário: